Porto Velho/RO, 22 Março 2024 11:13:47
Diário da Amazônia

Operação Verde Brasil detém oito pessoas em Rondônia

Durante uma semana a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) Verde Brasil/17 que combate os incêndios em vegetações e repressão..

Por Larina Rosa  Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 02/09/2019 às 14h32min

Durante uma semana a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) Verde Brasil/17 que combate os incêndios em vegetações e repressão de delitos ambientais ampliou a abertura de novas bases em Rondônia e deteve oito pessoas.

Sob a coordenação da 17ª Brigada de Infantaria da Selva a operação ocorre com a Integração de Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de Rondônia e Acre.

De acordo com o Ministério da Defesa em Rondônia já encontra-se estabelecidas duas bases de operações. A base do setor 1 foi instalada na quarta-feira (28) pelo 6° Batalhão de Infantaria de Selva (6° BIS) e tem como área de atuação principal a TI Karipuna, a TI Uru-Eu-Wau-Wau e o parque Estadual de Guajaará-Mirim, onde foram observadas pequenas áreas com incêndios florestais. Já o setor a Base setor 3, que foi a primeira a ser estabelecida, no dia 24 de agosto, conta com 81 agentes, 23 meio terrestres e 5 aeronaves.

Segundo ao Ministério da Defesa em apenas uma semana de atividades da operação Verde Brasil/17 foram contabilizados 18 lançamentos de C-130 (12.000 litros cada) e 22 lançamentos de “Air Tractor” (2.000 mil litros cada), totalizando cerca de 260.000 litros de água.

Até o momento, são 208 homens e mulheres estão empregados diretamente na ações de campo. Também são 43 viaturas auto combate a incêndio florestal, caminhões tanques, micro-ônibus, vans, caminhonetes 4×4, ambulâncias, quadriciclos e motocicletas. E 11 aeronaves entre elas helicópteros, 1-C130, Airtractors e 1 Caravan.

No final de semana, as ações passaram a contar com o reforço de mais três helicopteros: um Pantera e um Black Hawk, do 4° Batalhão de aviaçãodo Exeécito sediado em Manaus/AM e um Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB).

Oito pessoas foram detidas em Rondônia

No domingo oito pessoas foram detidas na operação Verde Brasil, entre os crimes ambientais cometidos foram apreendidas 41 m³ de madeira, realizados 11 termos de infração lavados, no valor de R$ 994.775,00 em multas, além da apreensão de um caminhão, cinco motocicletas, uma motosserra, uma espingarda e quatro cartuchos não deflagrados.

A operação é desenvolvida pela Força Nacional (FN), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Equipes de Prevenção e Combate a Incêndios do Instituto Brasileiro do Meios Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), Polícia Ambiental, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) .

 



Deixe o seu comentário