Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:34:02
Diário da Amazônia

Pacientes recebem dicas sobre educação para o trânsito no HB

Pacientes das alas de ortopedia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) – referência no tratamento de alta complexidade em Rondônia –..

A- A+

Publicado: 10/02/2015 às 03h20min | Atualizado 28/04/2015 às 08h53min

“Didico” leva mensagens importantes para pacientes

“Didico” leva mensagens importantes para pacientes

Pacientes das alas de ortopedia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) – referência no tratamento de alta complexidade em Rondônia – receberam orientações, dicas e palavras de incentivos sobre a importância da vida.

O serviço foi prestado pela Divisão de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran). A equipe, formada por oito profissionais, percorreu todas as enfermarias. Muitos pacientes se emocionaram com as palavras de carinho levadas pela equipe.

A ideia do projeto, além de orientar os pacientes sobre a importância da educação no trânsito, tem como objetivo mostrar para a população o reflexo da imprudência no Sistema Único de Saúde (SUS). Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontam que do total das internações, praticamente a metade – 48% – envolveu motociclistas. Este índice em Rondônia é bem maior, proporcionalmente, que Estados da região Sudeste do País.

Para o Ministério da Saúde (MS), isso caracteriza uma situação epidêmica, e as causas mais comuns são: direção perigosa e condução das motos por pessoas alcoolizadas, por isso o governo de Rondônia busca a conscientização da população sobre os reflexos que os acidentes trazem ao SUS.

“Espero que a morte do meu filho não seja em vão, e que as pessoas aprendam a respeitar as normas de trânsito”. A afirmação é da jovem Gabriela Ferreira da Silva, moradora do bairro Jardim Santana, zona Leste de Porto Velho.

Ela é uma das dezenas de vítimas de acidentes de trânsito que receberam palestras sobre a importância da educação para o trânsito. Gabriela sofreu fratura e perdeu seu bebê no acidente, ocorrido na zona Leste de Porto Velho.

De forma bem didática, agentes de trânsito falam sobre assuntos do cotidiano de quem usa ruas e avenidas para se locomover. Dorival Gomes Bezerra, que se recupera de uma fratura de fêmur, afirma ser muito importante a iniciativa do Detran em conversar com as pessoas sobre os cuidados que podem evitar acidentes, muitas vezes, fatais.

De acordo com Roniclei Pires, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, a meta é transformar as pessoas vítimas de acidente em multiplicadores. O testemunho dado por eles vai ajudar a conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de conviver em harmonia. (AI)



Deixe o seu comentário