porto velho - ro, 01 Novembro 2019 22:40:16

    SilvioSantos

    coluna

    Publicado: 27/09/2019 às 10h08min

    A-A+

    Palco Giratório em PVH chega ao seu final na noite desta sexta

    O Projeto Palco Giratório do Sesc 2019 em Porto Velho chega ao seu final na noite desta sexta feira, apresentando um espetáculo circense,..

    O Projeto Palco Giratório do Sesc 2019 em Porto Velho chega ao seu final na noite desta sexta feira, apresentando um espetáculo circense, na quadra do Sesc Esplanada.

    ***********

    Fora quase trinta dias levando a arte teatral a vários locais da cidade de Porto Velho e até em cidades do interior de Rondônia como Ji Paraná, Nova Mamoré e Ariquemes.

    **********

    O Palco Giratório não valoriza apenas as encenações e performances, é responsável pela formação de plateia além de oferecer oficinas em várias atividades das artes cênicas. O bom é que no próximo ano, vamos voltar a receber o Palco Giratório. Obrigado Sesc.

    **********

    Mudando de setorial, vamos nos reportar ao concurso de samba de enredo que a escola de samba Asfaltão vai realizar amanhã, a partir das 15 horas na famosa Tenda do Tigre.

    ***********

    O negócio entre as parcerias que estarão concorrendo, está tão acirrada que até ameaça de entrar com recurso pedindo eliminação de samba concorrente está na pauta de uma parceria.

    ***********

    Um dos integrantes da parceria em apreço me ligou na manhã de ontem, comunicando que vai conversar com seus parceiros, no sentido de solicitar a desclassificação de dois dos quatro sambas inscritos.

    ***********

    O compositor disse que as melodias de ambos são plágios de músicas mais que conhecidas da população de Porto Velho e do Brasil.

    **********

    Na realidade, o compositor cantou pra eu ouvir, o trecho de um dos sambas que acha que é plágio e apesar da letra realmente faz parte de outra música, não caracteriza plágio, já que é uma letra que tem tudo a ver com o enredo da escola Asfaltão que fala sobre a boemia o bairro Triângulo. “Triângulo, o Braço do Violão no Carnaval do Asfaltão”, uma pesquisa do Tatá em parceria com o Oscar que por sinal tem um samba concorrendo o que já caracteriza falta de ética, pois ele como autor do Enredo (história), por questões de ética não deveria participar do concurso de samba.

    **********

    O outro samba, alvo da denúncia do dito compositor, realmente lembra a melodia de um samba famoso que fez e é sucesso até hoje.

    ***********

    Vamos ficar na expectativa, pois, o denunciante disse que só entra com o recurso, se seus parceiros concordarem.

    ***********

    Quer saber minha opinião sobre o caso: Primeiro um plágio só é com siderado se a melodia contiver SETE COMPASSOS da música original.

    ***********

    Já quanto à letra, basta os autores colocarem ASPAS nos versos tirados de outra obra e então o verso ou frase passa a ser considerado apenas como citação de outro autor ou autores. É apenas uma questão de vírgula.

    **********

    O certo é que numa disputa acirrada como sempre foram às dissolutas entre Sambas Enredo na escola Asfaltão, só não vale perder.

    **********

    Só nos resta conferir amanhã quem realmente vai ganhar o concurso da escola Asfaltão!


    Escreva um comentário

    sobre Silvio Santos

    Jornalista. Atualmente é editor do caderno de Cultura do jornal Diário da Amazônia. É um apaixonado pela Cultura de Porto Velho. Mantém uma coluna diário no jornal Diário da Amazônia. Conhecido carinhosamente por Zé Katraka.

    Arquivos de colunas