porto velho - ro, 18 Março 2019 21:56:01

Marcelo Freire

coluna

Publicado: 24/01/2019 às 12h00min

A- A+

Parabéns Porto Velho

O município de Porto Velho comemora hoje o aniversário de 104 anos de instalação com a importante missão de avançar no ranking das..

O município de Porto Velho comemora hoje o aniversário de 104 anos de instalação com a importante missão de avançar no ranking das cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB). O município desfruta de várias oportunidades para se tornar destaque na região Norte. E não precisa fazer muito. As belezas naturais oferecidas pelo meio ambiente se tornam atrativos importantes para planejamentos estratégicos no setor de turismo.

O município precisa receber bem o turista, mas para isso é necessário dotar a cidades de infraestrutura. Hoje a cidade possui uma rede hoteleira importante, mas é necessário oferecer outros atrativos que formam o tripé do desenvolvimento. Os pontos turísticos oferecidos após a construção do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré são importantes para o calendário cultural da cidade e pode contribuir para o aumento da oferta de empregos no turismo.

Porto Velho é um município em pleno desenvolvimento e de grandes oportunidades para quem deseja investir e ganhar dinheiro. A cidade sofreu grande impacto com a construção das usinas do rio Madeira e se destacou no crescimento do agronegócio, mas ainda patina com a falta de indústria e carece da necessidade de melhorar a logística.

Mesmo com algumas demandas emergentes a serem supridas pelos gestores públicos, as oportunidades de crescimento não faltam. Os grandes investidores do agronegócio já sinalizaram que estão de olhos bem atentos no setor agrícola. Um exemplo claro dessa pretensão no agronegócio é a oferta da linha de crédito.

O município também se destaca na produção de gado, leite e café. Recentemente a prefeitura fez a entrega de 30 mil mudas da café clonal, o que projetará a região de Porto Velho em um dos maiores produtores da bebida.

Um novo governo teve início no último dia 1 e deverá ser um grande parceiro do Estado, principalmente na regularização fundiária das propriedades rurais. Em Porto Velho, muitos pequenos agricultores não conseguem contrair empréstimo em função da falta de documento da propriedade rural. O Governo Federal pode suprir essa necessidade. Várias oportunidades de negócios dependem da regularização fundiária.

O município de Porto Velho tem um clima favorável capaz de dobrar este ano sua capacidade de produção. Outro fato importante é a importância da água na melhoria da agricultura, o que muitos Estados da federação não contam com esse importante fator. Porto Velho está de portas abertas para novos investidores, mas é importante fazer a propaganda da cidade em outras cidades.


Escreva um comentário

sobre Marcelo Freire

Jornalista. Atualmente é editor-chefe do jornal Diário da Amazônia. Foi chefe da assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de Rondônia, chefe da assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado de Rondônia e assessor parlamentar na Câmara Federal. Formado em Jornalismo pela Faculdade Uniron, em Porto Velho, é pós-graduado em Assessoria de Imprensa pela Faculdade São Mateus. Atualmente é acadêmico do curso de Direito na Faculdade São Lucas, em Porto Velho.

Arquivos de colunas