Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:35:57
Diário da Amazônia

Parceria contribui com ações de prevenção

O gerente da hidrelétrica concordou sobre a importância das comunidades conhecerem informações sobre o nível do rio.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 08/03/2017 às 06h25min

A Santo Antônio Energia está compartilhando diariamente com a Defesa Civil as informações referentes ao nível do rio Madeira, a partir de vazões acima de 30 mil metros cúbicos por segundo, no intuito de auxiliar as ações preventivas da Defesa Civil, principalmente junto às ocupações irregulares nas margens do rio Madeira.

O compartilhamento de informações foi decidido em uma reunião ocorrida na última semana. “Nesta época do ano, com aumento do nível do Madeira, a Santo Antônio Energia manifesta sua preocupação com relação às ocupações irregulares nas margens do rio, principalmente nas regiões abaixo do empreendimento”, declara o gerente de Operações da concessionária, Sérgio Taidi.

Na reunião, o gerente explicou que a hidrelétrica é a fio d’água, não tendo seu reservatório capacidade para armazenamento das vazões do rio, ou seja, toda água que chega na barragem imediatamente passa por ela.

O diretor da Defesa Civil, Marcelo Santos, que já está recebendo da Santo Antônio Energia os dados de monitoramento da vazão, disse que ações estratégicas do órgão já começaram.

“Com os dados, estamos atuando em regiões que possuem ocupações irregulares, atendendo famílias que terão de ser remanejadas por estarem em áreas de risco. É muito importante que as famílias estejam bem informadas sobre os riscos envolvidos”, revelou.

O gerente da hidrelétrica concordou sobre a importância das comunidades conhecerem informações sobre o nível do rio.

Após a reunião, os representantes da Defesa Civil conheceram detalhadamente as instalações da hidrelétrica, compreendendo melhor os trabalhos de operação e de monitoramento realizados para garantir a segurança da barragem. (AI)



Deixe o seu comentário