Porto Velho/RO, 26 Março 2024 07:49:07
Diário da Amazônia

Parceria foca a saúde do trabalhador em Cacoal

Para oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida aos trabalhadores, além de promover o fortalecimento das ações..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 25/09/2014 às 12h19min | Atualizado 29/04/2015 às 02h50min

Para oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida aos trabalhadores, além de promover o fortalecimento das ações relacionadas à saúde é realizado o curso básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador em Cacoal. A agenda que é positiva para os servidores teve início na segunda e segue até amanhã. “Esse curso de capacitação é importante para identificar os processos produtivos causadores de acidentes e doenças no âmbito de trabalho e que visa multiplicar a atuação dos agentes de vigilância”, declarou Ana Flora Camargo Gerhardt, que é coordenadora estadual do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal, o curso deve ampliar a qualidade e as ações dos agentes no Estado.

Profissionais que atuam nos Centros de Referência à Saúde do Trabalhador em Cacoal

Profissionais que atuam nos Centros de Referência à Saúde do Trabalhador em Cacoal

Os centros de referência promovem ações por meio de prevenção e tem como objetivo atuar, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A unidade de Cacoal atende 16 municípios circunvizinhos e conta com recurso de convênio com a prefeitura.
Conforme a gerência, faz acompanhamento dos trabalhadores através de agendamentos do próprio empresário ou denúncias. “São utilizados dados técnicos obtidos em atendimentos clínicos e das notificações e comunicações de acidente do trabalho, bem como informações provenientes das visitas aos locais, em conjunto com as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental”, esclareceu a gerente da unidade, Selma Lima sobre o trabalho feito na vigilância em saúde do trabalhador.
O aumento de acidentes na construção civil, trabalho infantil na coleta de material reciclável e a situação desumana dos trabalhadores dos lixões, trabalhadores expostos ao risco do agrotóxico e adoecimento dos servidores públicos fazem parte das bandeiras defendidas pelo Cerest.
O técnico em segurança do trabalho José Procópio Alves explicou que a unidade de Cacoal busca a prevenção e proteger o trabalhador em primeiro lugar. Reforçou que para isso busca parcerias e tenta aproximação dos órgãos fiscalizadores como aconteceu no início do ano passado, quando apresentou ao Ministério Público do Trabalho um Termo de Cooperação. “Prezamos sobretudo em  assegurar os direitos e as condições do trabalhador em seu ambiente de trabalho”, enfatizou dizendo ainda que trabalha na busca por neutralizar, minimizar e eliminar os riscos de acidente e doenças relacionadas ao trabalho na região. (ESTEFÂNIA PROCÓPIO)

 



Deixe o seu comentário