Porto Velho/RO, 20 Março 2024 23:00:49
Diário da Amazônia

Parceria garante acesso de famílias a crédito

Subsecretária do Reordenamento Agrário destaca atuação do governo de Rondônia.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/09/2017 às 05h00min

Governador Confúcio recebeu em seu gabinete Raquel Santori com a equipe da Seagri

Ao ser recebida pelo governador Confúcio Moura (PMDB) nesta semana, a subsecretária de Reordenamento Agrário, Raquel Porto Santori, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), destacou a parceria do governo de Rondônia com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Raquel, que veio também cumprir agenda junto ao Grito da Terra, explicou ao governador que o PNCF está recebendo adequações que lhe darão um novo formato visando alcançar maior rapidez na liberação do crédito para aquisição da terra.

Confúcio citou o programa como um grande instrumento para o desenvolvimento do campo, tendo como foco o fortalecimento da agricultura familiar. Ele também enalteceu o empenho das mulheres que trabalham para a promoção e bem-estar das comunidades rurais e urbanas.

Em Rondônia, o programa de Crédito Fundiário é executado pela UTE da Seagri, em parceria com os sindicatos rurais, por meio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro).

Ajustes

Raquel Santori, que estava acompanhada da secretária de Estado adjunta da Agricultura, Mary Braganhol; e do coordenador da Unidade Técnica Estadual da Seagri, Marcos Rodrigo Gomes da Silva, em reunião no Gabinete da Seagri, detalhou ajustes nos procedimentos que estão em condições de contratação para atender a 223 famílias em seis diferentes localidades do Estado. São propostas de acesso ao crédito com a garantia da aquisição da terra, habitação, crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e assistência técnica e extensão rural.

Mary Braganhol disse ao governador que estão sendo formalizadas parcerias para viabilizar a infraestrutura necessária como energia e estradas, garantindo que as famílias comecem a produzir tão logo recebam a terra.



Deixe o seu comentário