Porto Velho/RO, 25 Março 2024 13:08:08
Diário da Amazônia

Parceria para elaboração de currículo da EB

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Unir (Universidade Federal de Rondônia) trabalham em parceria na construção de um..

A- A+

Publicado: 22/10/2014 às 15h28min | Atualizado 29/04/2015 às 07h08min

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Unir (Universidade Federal de Rondônia) trabalham em parceria na construção de um Currículo Municipal para a Educação Básica.

Na última segunda-feira (20), no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, foi realizada a primeira reunião para traçar as metodologias de trabalho.

Representantes das escolas municipais, professores e técnicos da Semed e professores da Unir, especialistas em Educação Básica participaram do encontro.
Na ocasião, foram definida as metas a serem alccançadas e feita a distribuição dos grupos de estudos que formularão as propostas para cada uma das áreas a serem contempladas no currículo.

Tamara Kasper, chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, explicou que o MEC (Ministério da Educação) estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Básico, que dispõe sobre as disciplinas a serem aplicadas em todo o país e as habilidades a serem conquistadas pelos alunos a cada ano.
No entanto, o documento não determina os conteúdos e métodos a serem utilizados nos municípios para o alcance dos objetivos. Os currículos municipais é que norteiam as escolas municipais e os trabalhos dos professores na aplicação de cada uma das disciplinas.

“O município já tentou algumas vezes construir seu currículo, mas esses trabalhos nunca foram finalizados. Esta é uma necessidade imperiosa da educação em Porto Velho e é um desafio que a Semed se propôs a resolver até o próximo ano”, disse Kasper.

A primeira etapa dotrabalho vai até novembro, sendo retomado em fevereiro para a finalização. A previsão é que seja concluido os currículs do primeiro ao quinto e do sexto ao nono ano. Nos casos da área ribeirinha e dos distritos do eixo da BR, os professores das localidades contribuirão apontando suas necessidades específicas.

“O currículo será único, servindo às escolas urbanas e escolas rurais. As realidades devem se complementar para um direcionamento comum a todas as regiões”, esclareceu.

Os 10 professores disponibilizados pela Unir são especialistas em cada uma das áreas a serem contempladas, como matemática, geografia, história, língua portuguesa e as demais. Na reunião, também foi apresentada a metodologia de trabalho para a produção das propostas de cada área e compostos os grupos de trabalho. A primeira versão do documento deve ser apresentada em 30 dias.



Deixe o seu comentário