Porto Velho/RO, 19 Março 2024 03:37:24
Diário da Amazônia

Parceria pelo bem do Meio Ambiente

Uma das novidades da edição histórica da 35ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa/2014) está..

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/07/2014 às 20h54min | Atualizado 27/04/2015 às 02h28min

B1-abre-EXPOJIPA-AMBIENTE-copyUma das novidades da edição histórica da 35ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa/2014) está relacionada ao Meio Ambiente, pois pela primeira vez, nesses 35 anos da maior festa country da região Norte, formou-se uma parceria entre a diretoria da Associação Rural de Rondônia (ARR) e uma entidade ligada diretamente à coleta de material reciclável dentro do parque de exposições Hermínio Victorelli. O trabalho de coleta está sendo feito pelos associados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamaji). A informação foi dada pelo presidente da instituição Celso Luiz e o diretor-executivo da Associação Rural, Sérgio de Souza.

Sérgio explicou que nos últimos 34 anos todo o trabalho de recolhimento do lixo, de uma forma geral, era feito muitas das vezes pelos servidores da prefeitura ou por pessoas totalmente desconhecidas e sem qualquer identificação. “Sempre tínhamos algum tipo de problema e com o passar do tempo, também houve exigências das leis em vigor. Por isso, fomos buscar esta parceria com alguma entidade que se interessasse por esta oportunidade. Acredito que essa parceria foi muito oportuna e que deverá se estender pelo tempo”, afirmou Sérgio de Souza.
De acordo com o presidente da Coocamaji, Celso Luiz, a parceria com a ARR consiste em coletar todo o material produzido durante os nove dias e noites da Expojipa. Esse material é levado pelos catadores para um ponto do parque de exposições, é feita a separação do lixo reciclável e orgânico. Após essa segunda etapa, o material orgânico é embarcado em caminhões e encaminhados para a Lixeira Controlada, enquanto que o reciclável vai para a prensa.

Somente na primeira noite, segundo Celso Luiz foram recolhidos mais de 400 quilos de material entre latinhas, plásticos, PET e plástico filme.
A quarta etapa do trabalho é a embalagem do material prensado que é vendido para a empresa Ecoplástico de Ji-Paraná, comprometida em adquirir 100% do material. A empresa também cede para os trabalhos dos catadores sacolas, usadas em mais de uma centena de lixeiras, postas em vários pontos do parque.

Celso Luiz ainda lembrou que todos os catadores estão trabalhando com uniforme doado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Ji-Paraná (Argeji). A equipe de coleta é composta por 23 pessoas, sendo 14 deles cooperados diretos da Coocamaji e outros noves, não cooperados. Para aqueles ligados à entidade a renumeração é feita de forma igual, enquanto que os não cooperados recebem de acordo com a produção.
Na cavalgada, segundo Celso Luiz, foram recolhidos mais de 300 quilos de material reciclável. Antes mesmo do término da Expojipa, a Coocamaji já teria sido procurada para celebrar a mesma parceria com a Agroshow Norte de Ouro Preto D’Oeste.

aprovado
Uma das catadoras selecionadas para participar da parceria, Celi Conceição (38 anos), afirmou ter aprovado o projeto da Coocamaji com a Associação Rural de Rondônia (ARR) e demais parceiros. Casada e mãe de cinco filhos, Celi Conceição disse trabalhar na coleta de material reciclável há nove anos e ser esta a sua primeira Expojipa. “Estou muito fez, e tenho certeza que foi uma atitude acertada do nosso presidente”, concluiu.

B1-foto-2-SHOW-copyDupla faz primeira noite de shows da exposição

O primeiro show da Expojipa ficou sob o comando dos cantores Jads e Jadson, que animaram a festa após o Rodeio em Touros Estadual, no último sábado.
Nascidos na cidade de Catanduva (PR), eles contaram que o nome deles foi criado a partir das iniciais do nome do pai José Alves dos Santos.
Jads disse que a cidade foi acolhedora e agradeceu os fãs. “Ji-Paraná é uma cidade muito amorosa. Ficamos surpresos com o número de fãs que temos aqui, disse. Jadson parabenizou a organização. (DA REDAÇÃO).

Programação

Terça-feira

8h – Abertura dos portões
9h – Comercialização de animais
19h30 – Camarote Devassa
20h – Final de rodeio em touros estadual
21h – Entrega da premiação do rodeio em touros estadual
22h30 – Show de Prêmios:
– Pegeout 0km
00h00 -Sallon

Por, J. Nogueira – Diário da Amazônia



Deixe o seu comentário