Porto Velho/RO, 28 Março 2024 21:13:41
RONDÔNIA

Patrulha da Mulher amplia atendimento em Porto Velho

Serviço tem como objetivo diminuir o índice de feminicídio no município.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/03/2018 às 15h39min

A atuação acontece em viaturas personalizadas com a denominação Patrulha Maria da Penha (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar de Rondônia, por determinação do comandante-geral, Coronel Ênedy Dias de Araújo, ampliou a Patrulha Maria da Penha em Porto Velho. Devido aos altos índices de crimes contra a mulher, a Polícia Militar de Rondônia decidiu ampliar os serviços da Patrulha Maria da Penha na capital, visando aumentar a proteção e prestar atendimento mais rápido em ocorrências de violência doméstica, para que o índice de feminicídio no município seja reduzido.

Implementada em junho do ano passado na cidade de Ji-Paraná para acompanhar as medidas protetivas de urgências concedidas pelo Poder Judiciário, a Patrulha Maria da Penha chega a Porto Velho e se torna mais uma ferramenta de proteção à mulher que sofre violência doméstica. O atendimento é voltado para as mulheres que já possuem medidas protetivas expedidas pelo Ministério Público e Vara da Violência Doméstica. Segundo a Delegacia Especializada ao Atendimento da Mulher, Porto Velho detém mais de 60% dos casos de violência contra a mulher em todo o estado, com uma média de 800 medidas de proteção expedidas anualmente na capital.

Segundo o Capitão Pontes, do 5° Batalhão da Polícia Militar, coordenador da Patrulha da Mulher em Porto Velho, o primeiro atendimento continuará sendo feito pela rádio patrulha, através do 190, enquanto a visita da patrulha será realizada quando a medida protetiva for solicitada. “Nosso objetivo é tornar o efetivo diário, assim as nossas equipes vão atender estas mulheres para saber quais as vulnerabilidades, pois existem mulheres que têm proteção da família, enquanto em outros casos elas se encontram desamparadas, então por meio de uma triagem vamos acompanhar os casos mais emergenciais”, informou o Capitão Pontes.

A atuação acontece em viaturas personalizadas com a denominação Patrulha Maria da Penha, o que fortalece o caráter pedagógico e preventivo frente à comunidade e, principalmente, aos agressores. O Creas Mulher, Semasf, Ministério Público e Vara da Violência Doméstica são os órgãos que estão prestando auxilio à Patrulha Maria da Penha em Porto Velho.

 



Deixe o seu comentário