Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:07:04
Diário da Amazônia

Planejamento estratégico em RO é incentivado

1º Encontro Estadual de Gestores e Técnicos da Assistência Social, que termina hoje.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/04/2017 às 06h40min

Evento reúne até hoje representantes de 48 municípios do estado de Rondônia

Até o próximo mês, o diagnóstico da situação social de Rondônia deve ser enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), conforme informou ontem, em Porto Velho, a coordenadora substituta de Gestão Descentralizada e Participação Social, Ana Carolina de Souza. Durante o 1º Encontro Estadual de Gestores e Técnicos da Assistência Social, que termina hoje, os participantes são estimulados a conquistar prioridades.

“Planejar é preciso para se conhecer a realidade e fazer. E isso contribui para a prevenção de riscos”, disse Ana Carolina, que falou para representantes de 48 dos 52 municípios rondonienses a respeito do Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Segundo ela, o cumprimento de metas fortalece as relações com o Governo Federal, porém, o descumprimento resulta no corte de recursos para todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal.

Para este ano estão previstos dois encontros intersetoriais que debaterão ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e aprimoramento dos serviços socioassistenciais da proteção básica e especial. Já o Fórum Estadual do Selo Unicef pretende melhorar as ações nos municípios aprovados.

A secretária estadual de Assistência Social, Hérica Fontenele, considera o encontro fundamental. “Além do Pacto, vamos capacitar técnicos de referência dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes; e proporcionar atendimento padronizado e qualificado. Em outra vertente capacitaremos municípios que aderiram ao Programa Criança Feliz”, assinalou.
Ainda segundo Ana Carolina, o alcance de metas do Pacto do Suas, entre 2016 e 2019, será um avanço, pois a maioria dos Estados ainda não conseguiu suprir metas básicas.

Desde o início dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Morada Nova, na parceria entre os governos Federal e Estadual, a Seas destina cota especial de 3% para idosos e 3% para pessoas com deficiência, na distribuição de casas e apartamentos dos residenciais construídos no Estado.



Deixe o seu comentário