Porto Velho/RO, 20 Março 2024 11:27:38
Diário da Amazônia

Plano de Gestão Logística Sustentável vai orientar atividades internas

Com a proposta de orientar a gestão interna, o Senado desenvolverá um plano de ações de sustentabilidade. O Plano de Gestão Logística..

A- A+

Publicado: 08/11/2014 às 09h49min | Atualizado 28/04/2015 às 11h44min

Com a proposta de orientar a gestão interna, o Senado desenvolverá um plano de ações de sustentabilidade. O Plano de Gestão Logística Sustentável foi aprovado ontem, e será elaborado ao longo dos próximos 15 dias por uma comissão de servidores designados para essa tarefa.

O novo documento orientará a ação de todas as áreas da administração do Senado a partir de princípios de eficiência de recursos e sustentabilidade. E definirá práticas de racionalização de materiais e serviços a ser seguidas por todos os departamentos, distribuirá responsabilidades, especificará metas e prazos de implementação de processos e promoverá conscientização e capacitação de pessoal.

“O poder público é responsável pela preservação do meio ambiente, segundo a Constituição. Com esse plano, podemos abranger toda a Casa e viabilizar uma participação intensa. Todos os órgãos serão demandados e terão que apresentar resultados”, explicou Andréa Bakaj, coordenadora do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCAS) do Senado.

O NCAS definiu sete temas prioritários que devem ser dirigidos por práticas de sustentabilidade elaboradas a partir do PGLS: material de consumo, serviços de impressão, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva de lixo, qualidade de vida no ambiente de trabalho, meios de transporte para deslocamento de pessoal e compras e contratações (abrangendo obras, equipamentos, manutenção, serviços de vigilância e limpeza e tecnologia da informação, entre outros).
Essas áreas estratégicas serão objeto de planos de ação, que serão avaliados periodicamente pela comissão especial, a partir dos critérios estabelecidos no plano.

A melhoria da gestão sustentável dessas áreas será de responsabilidade coletiva dos diversos departamentos envolvidos com elas, que trabalharão em conjunto e terão objetivos específicos.

O PGLS também dará início a um trabalho de atualização de todo o inventário de bens e materiais de consumo do Senado. O objetivo desse passo é a gradual substituição desses materiais por similares de menor impacto ambiental. Tudo isso é parte de uma etapa inicial de ampliação da consciência sustentável dentro do Senado, conforme informou Andréa.



Deixe o seu comentário