Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:54:43
Diário da Amazônia

Plantio de mudas no Dia da Árvore, em Cacoal

A data foi lembrada com plantio de mudas de plantas frutíferas e exóticas no entorno de escola.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/09/2017 às 05h05min

No local foram plantadas 100 mudas, doadas pelo viveiro municipal de Cacoal

Alunos da Escola Estadual de Cacoal Josino Brito aproveitaram o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, para plantar mudas frutíferas e exóticas no entorno da escola. A ação foi acompanhada por professores. De acordo com Pedro Rabelo, a iniciativa partiu para que esse dia também seja de reflexão quanto ao meio ambiente. No local foram plantadas 100 mudas, doadas pelo viveiro municipal.

O aluno Artur Meneguelli, 17 anos, acredita que esse tipo de ação é muito importante, pois além de embelezar a escola, também preservará o ambiente para futuras gerações. “Essa atividade desperta em nós a necessidade da preservação do meio ambiente, sei que essa planta não crescerá a curto prazo, mas sei que a minha atitude refletirá nas gerações futuras, e quem sabe até meu filho poderá desfrutar dos frutos e da sombra que essa árvore oferecerá”, disse o garoto.

Segundo a gestora da escola Elisabete Aparecida Leonel, os alunos aceitaram a atividade de forma participativa. Há poucos dias havia tido uma queimada em terreno ao lado da escola, o que deixou os alunos revoltados. “Como pode colocar fogo com tanto calor, falta de árvores, enfim, eles estavam se perguntando. Então quando veio o projeto eles abraçaram a causa e se envolveram mesmo, essa é uma forma de melhorar o ambiente em que vivemos”, destacou Elisabete.

O vereador Pedro Rabelo que acompanhou a atividade, disse que esse momento é para que os alunos despertem para a reflexão. “Nós estamos tendo em Cacoal dias muito quentes, e tudo isso tem sido provocado pela ação do homem, pela poluição, fogo. Então plantamos essas árvores para se pensar, não só no agora, mas no futuro. Nessa escola temos alunos de 16 anos, que nunca plantaram uma árvore, e além disso tiveram a oportunidade de reconhecer a importância”, contou Pedro Rabelo.

Números 

Durante a atividade foram plantadas 70 árvores ornamentais do lado de fora da instituição e na parte interna 30 árvores frutíferas, sendo goiaba, pitanga, limão e jambo.



Deixe o seu comentário