Porto Velho/RO, 11 Dezembro 2019 16:45:41
    Polícia

    PM define operação estratégica para todo o estado

    A proposta é reforçar a presença do policiamento ostensivo durante as festividades de final de ano.

    Por Redação Diário da Amazônia
    A-A+

    Publicado: 11/12/2019 às 14h30min

    Foto: ilustrativa

    A Polícia Militar de Rondônia montou estratégia para intensificar ações preventivas e repressivas que serão desencadeadas no período de 16 deste mês a 5 de janeiro de 2020, em todo estado. A Operação Fim de Ano Seguro será lançada na segunda-feira, dia 16, às 8 horas, em frente ao Comando-Geral da PM, na Capital, com foco em proporcionar e ampliar sensação de segurança pública, através das medidas planejadas.


    Conforme alerta feito pela Polícia Militar, é preciso que as pessoas redobrem a atenção com a segurança, principalmente, nas áreas de comércio que recebem grande fluxo nesta época do ano, inclusive, devido à maior circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário, o que exige um incremento do policiamento. Por esse motivo, a Polícia Militar empregará todo o efetivo de Unidades Administravas e órgão da administração pública em reforço ao efetivo operacional já existente, garantindo ainda mais tranquilidade aos cidadãos com acréscimo desses policiais nas ruas.

    Cuidados especiais

    De acordo com a Polícia Militar, furtos, roubos, estelionatos e as famosas saidinhas de banco são crimes recorrentes que podem ser evitados dependendo do planejamento que a pessoa faz desde quando sai de sua residência até o momento que retorna, incluindo o caminho que vai tomar, onde vai estacionar o carro, onde vai descer e atenção redobrada ao fechar o veículo, além de cuidados com celulares e bolsas.
    As estratégias montadas pela PM incluem pontos de estacionamento em locais e horários de grande circulação de pessoas; bloqueios em locais críticos; atividades com grande quantidade de efetivo policial, atuação programada de ocupação de pontos estratégicos, podendo ser integrada, em locais críticos; policiamento ostensivo a pé e policiamento motorizado. Além disso, as rondas e atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente nas áreas residenciais, nos bairros dos municípios rondonienses.

    Esquema definido

    Conforme definido pelo comandante-geral, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, a Polícia Militar realizará a Operação Fim de Ano Seguro visando proporcionar um período de festejos de final de ano e comemorações com elevada sensação de segurança para a comunidade rondoniense, tendo como meta a redução dos índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio, em relação ao mesmo período no ano anterior.
    A estratégia da Polícia Militar foi dividida em duas fases: a primeira no período de 16 de dezembro a 5 de janeiro; e a segunda de 6 de janeiro a 2 de fevereiro.

    Lei Seca

    Durante as festas de Natal e Ano Novo, normalmente há ocorrências de acidentes que ocorrem devido ao exagero na bebida alcoólica. Para evitar abusos de direção e álcool, a Operação Fim de Ano Seguro também traz o reforço nas operações de trânsito e da “Lei Seca’ que deverão ser intensificadas e conjugadas com ações através de efetivo recebido em reforço na Capital e interior.
    Todas as ações e operações devem ter como foco a preservação da vida, da dignidade humana e proteção do patrimônio das pessoas. Para tanto, estão também previstas operações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Detran e secretarias municipais de Trânsito.

    Com informações da Secom



    Deixe o seu comentário