Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:44:20
RONDÔNIA

Porto Velho cria Área de Preservação para nascentes do igarapé da Penal

Decreto municipal destina mais de 29 mil m² para conservação das nascentes em área estratégica da cidade.

Por Redação SGC
A- A+

Publicado: 01/08/2023 às 10h17min | Atualizado 01/08/2023 às 10h18min

Porto Velho cria Área de Preservação para nascentes do igarapé da Penal
Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Um decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (31), designa uma área de mais de 29 mil metros quadrados para a conservação das nascentes da micro-bacia urbana do Igarapé da Penal. Foi decretado que o local é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Parque das Águas Marechal Rondon.

A nova unidade de conservação ficará sob a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e possui grande relevância para a cidade, abrigando três nascentes cruciais para o abastecimento hídrico local.

A iniciativa também visa revitalizar espaços antes usados para descarte irregular de lixo, promovendo o desenvolvimento socioambiental. Além da preservação ambiental, a criação da Arie prevê a construção de uma praça, cuja ordem de serviço deve ser assinada em breve pelo prefeito.

O município terá dois anos para elaborar o Plano de Manejo da Arie Parque das Águas Marechal Rondon, um documento estratégico para o manejo sustentável dos recursos naturais da região. Essa medida está alinhada ao Plano Diretor da cidade, que enfatiza a importância da conservação de florestas e recursos hídricos.

De acordo com a prefeitura, a proteção das nascentes é essencial para garantir o abastecimento de água de forma sustentável e a preservação da biodiversidade. A criação da Arie representa um marco importante para a conscientização ambiental e o desenvolvimento responsável.



Deixe o seu comentário