Porto Velho/RO, 18 Março 2024 20:38:38
Diário da Amazônia

Porto Velho desponta como polo turístico

A referência histórica é o complexo ferroviário da Madeira Mamoré, a origem histórica da Capital e do próprio estado.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/12/2019 às 08h23min | Atualizado 29/12/2019 às 14h48min

Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, concentra riquezas históricas e naturais que se constituem em atrativos para os turistas que visitam a cidade. A referência histórica é o complexo ferroviário da Madeira Mamoré, a origem histórica da Capital e do próprio estado. Mas, pelo menos no momento, por conta de obras de revitalização, o local está fechado à visitação pública.

Outro atrativo, referência natural, é o Parque Municipal. Com área de 400 hectares e considerado santuário ecológico, o Parque Natural garante importantes amostras da fauna e da flora, com desenvolvimento de educação ambiental, pesquisa científica e turismo ecológico.

O local tem instalado playground, parque, brinquedos para crianças, pista de acesso a idosos e cadeirantes e uma pista de passeio em madeira, medindo 750 metros, no interior da floresta. O parque possui também um centro de visitação ambiental.

No Parque Circuito, existem trilhas que podem ser percorridas para contato direto com a natureza. Além de ambiente adequado para atividades físicas, o local também é muito utilizado para piqueniques em família.

O Memorial Rondon, que reúne acervo muito rico sobre a vida de Cândido Mariano da Silva Rondon, o Patrono das Comunicações, também permite aos turistas conhecer um pouco sobre a história  de Santo Antônio do Madeira, município mato-grossense que já existia em plena selva amazônia, mesmo antes do início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A igrejinha de Santo Antônio é o que restou da cidade.

As três Caixas d’Água, que no início do século passado, armazenava água para abastecer as residências de Porto Velho, fazem parte do acervo histórico da Capital. São símbolos de uma praça na região histórica da cidade. As praças Marechal Rondon, Aluízio Ferreira e Getúlio Vargas, são outros atrativos históricos.

O Palácio Presidente Vargas, antiga sede do Governo territorial e estadual, foi transformado em museu, cuja riqueza, com acervo histórico e natural, pode ser visitada por turistas. Casa de Cultura Ivan Marrocos, Catedral do Sagrado Coração de Jesus, os monumentos do Espaço Alternativo e a sede da Unir, onde funcionou o primeiro hotel da cidade, são outros pontos históricos da Capital rondoniense.



Deixe o seu comentário