Porto Velho/RO, 20 Março 2024 06:50:29
Diário da Amazônia

Prática de artes marciais é incentivada no Ifro

Professora de Educação Física do Ifro, Lilian Firme explica que a iniciativa visa conferir aos alunos muito mais do que uma aula diferente.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/09/2017 às 06h35min

Conceito do judô, karatê, jiu-jitsu foram apresentados

Uma aula inusitada. Essa foi a impressão dos alunos que cursam o primeiro ano Integrado em Agropecuária quando chegaram à quadra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Cacoal, na última semana. Ao invés de bolas ou cones para a aula de Educação Física, eles se depararam com um tatame amarelo e uma proposta diferente: entender o conceito do judô, karatê, jiu-jitsu e executar alguns movimentos destas artes marciais.

Professora de Educação Física do Ifro, Lilian Firme explica que a iniciativa visa conferir aos alunos muito mais do que uma aula diferente. “O propósito é dar vivência aos estudantes com algo que não faz parte do cotidiano, ao menos na maioria das instituições de ensino. Eu mesma nunca tinha promovido uma aula dessa natureza, que busque incentivá-los a procurar outras modalidades esportivas”, pontuou. Ela destacou ainda o apoio do sensei Nunes, que cedeu o tatame para esta ação.

Para realizar a atividade, Lilian convidou alunos atletas para ministrar alguns conceitos das artes e coordenar a aula. “Foi interessante porque quando fiz a proposta a eles, logo disseram que não tinham graduação para atuar como professores. Mas o intuito não era formar o aluno em atleta, mas sim apresentar este universo das artes marciais como forma de incentivo na busca por uma vida mais saudável”, contou.

“O professor”

Aluno de Agropecuária, Vinícius Mota foi um dos instrutores. Ele pratica jiu-jitsu há dois anos e revela que a experiência da aula foi muito gratificante. “Fiquei orgulhoso por representar o jiu-jitsu”. (AI)



Deixe o seu comentário