Porto Velho/RO, 26 Março 2024 15:16:01
Diário da Amazônia

Prefeito de Ariquemes assina contrato para adquirir 23 ônibus

O prefeito de Ariquemes, Lourival Amorim, assinou na última segunda-feira um contrato que viabiliza a compra de 23 ônibus escolares que..

Por Gustavo Rebouças Repórter do Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/11/2014 às 08h52min | Atualizado 28/04/2015 às 22h06min

Reunião contou com vereadores, secretários municipais e representantes da CEF

Reunião contou com vereadores, secretários municipais e representantes da CEF

O prefeito de Ariquemes, Lourival Amorim, assinou na última segunda-feira um contrato que viabiliza a compra de 23 ônibus escolares que atenderão mais de cinco mil alunos das redes estadual e municipal de Ariquemes.

O contrato de financiamento para a aquisição dos ônibus se deu através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizará para Ariquemes a quantia de R$ 4.380.700 para a aquisição dos veículos. “Essa luta teve início em junho deste ano, quando montamos o projeto e aguardamos a resposta. Nós não imaginávamos que a Secretaria do Tesouro Nacional liberaria essa quantia em apenas cinco meses, como fizeram com Ariquemes”, comemora Débora Raposo, secretária municipal de Educação. Segundo Débora, ao assumir a secretaria de educação, sua grande preocupação era o transporte escolar.

“Eu já assumi o cargo conversando com o prefeito Lourival Amorim sobre essa falta de transporte escolar, mas ele me garantiu que sua maior luta seria com a educação”, comenta a secretária.

A conquista deste transporte público se deu por meio do programa Caminho da Escola, que foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir a segurança e a qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. Dentro do programa, Ariquemes conseguiu o investimento por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibilizou uma linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro.

De acordo com Débora Raposo, Ariquemes hoje conta com 34 veículos escolares próprios, porém, o município alugava mais 25 por ano para suprir a demanda. “O gasto que nós tínhamos com o aluguel desses ônibus será totalmente investido em outros setores da educação, visto que nós iremos adquirir 23 novos ônibus e o FNDE nos deu mais dois”, diz a secretária.



Deixe o seu comentário