A Ouvidoria da Prefeitura de Cujubim está implantando caixas de sugestões e reclamações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A iniciativa é uma medida para tornar ainda mais próxima a relação da administração do município com os anseios das pessoas que utilizam os serviços da saúde pública.
A caixa está sendo colocada na recepção das UBSs, ao lado de um formulário. Este deve ser preenchido com a maior quantidade de dados possíveis para que a resposta seja precisa. O espaço é mais uma alternativa do serviço destinado à busca por informações, apresentação de críticas, elogios, sugestões e reclamações.
Todas as queixas que chegarem à ouvidoria serão registradas e encaminhadas ao setor responsável da Secretaria de Saúde para resposta. Assim que esta é formulada, o serviço entra em contato com o paciente para dar o retorno com a informação, e sugestões também são enviadas para que os gestores adotem as devidas providências, sendo que estas podem, inclusive, ser feitas de forma anônima.
“É uma forma de a prefeitura conhecer mais de perto a vivência do usuário dentro das unidades de saúde e solucionar demandas que, muitas vezes, não chegam até os gestores. O diálogo fica mais próximo, assim como o caminho para solucionar diversas questões”, explicou a controladora-geral do Município, Géssica Fernandes. (AI)