Porto Velho/RO, 26 Março 2024 03:08:28
Diário da Amazônia

Prefeitura de Ji-Paraná faz campanha contra as queimadas

A prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), vai coordenar nos próximos cinco meses uma série..

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 28/07/2014 às 11h48min

Prefeitura faz campanha de conscientização em Ji-Paraná

Prefeitura faz campanha de conscientização em Ji-Paraná

A prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), vai coordenar nos próximos cinco meses uma série de ações para conscientizar a população a respeito do combate às queimadas urbanas, cujas ocorrências continuam registrando números preocupantes no município.
A programação, já realizada com êxito no ano passado, teve início nesta quinta-feira com uma blitz educativa na avenida Marechal Rondon, no Primeiro Distrito, das 16h às 18h. Onze funcionários,  estagiários e voluntários da Semeia, juntamente com  representantes das polícias Militar e Ambiental de Ji-Paraná entregaram milhares de panfletos a motoristas que passavam pelo local.
O folheto trazia no título as seguintes frases: “Todos no combate às queimadas urbanas! Adote essa ideia, seja parceiro!”. No seu interior uma série de orientações mencionava que queimadas são um problema de todos, o que fazer para não praticá-la e quais as razões para não incendiar quaisquer resíduos no meio ambiente. A publicação também alertava que este ato pode ser enquadrado como crime, com pena de seis meses a um ano de detenção e multas que chegam a R$ 5 mil.
“Neste período de estiagem o número de queimadas costuma aumentar muito. Este ano já registramos muitas ocorrências nos loteamentos em torno da cidade”, esclarece Kátia Casula, assessora executiva da Semeia. Ela lembra que o grande problema das queimadas é a fumaça, que costuma ser bastante tóxica. Uma vez inalada pode agravar ou provocar muitas doenças como asma, bronquite, sinusite, rinite, pneumonia e um grande número de quadros alérgicos, vitimando, com frequência, crianças e idosos. Além de causar poluição ambiental e de transformar-se num risco de incêndio com maiores proporções.
O cabo Ronaldo Adriano Brito, da Polícia Ambiental, presente à blitz, informou que as autuações são feitas nesta sequência: inicialmente, apenas uma advertência por escrito. Se houver reincidência, é feito um registro de ocorrência na delegacia. No terceiro flagrante será aplicada a multa que, em alguns casos, pode ser convertida em prestação de serviço à comunidade.
A programação desta campanha da prefeitura de Ji-Paraná terá sequência com as visitas educativas dos agentes da Semeia a casas de vários bairros da cidade, já a partir da semana que vem, e uma série de palestras que serão organizadas nas escolas municipais e estaduais até o mês de dezembro. (AI)



Deixe o seu comentário