Porto Velho/RO, 31 Março 2024 09:07:27
SAÚDE

Prefeitura de Vilhena muda protocolo de atendimento para pessoas com suspeita de Covid-19

A prefeitura de Vilhena (RO) alterou o protocolo de atendimento para pessoas que estão com sintomas da Covid-19 com objetivo de atender a..

A- A+

Publicado: 20/06/2020 às 11h33min

Ala foi separada nos postos de saúde de Vilhena para atendimento a pacientes com sintomas de Covid-19 — Foto: Prefeitura de Vilhena/Divulgação

A prefeitura de Vilhena (RO) alterou o protocolo de atendimento para pessoas que estão com sintomas da Covid-19 com objetivo de atender a crescente demanda. A partir da próxima segunda-feira (22), os pacientes deverão buscar atendimento primeiro nos postos de saúde, e não no Centro de Referência.

Esse novo método de atendimento é divido em quatro etapas e foi elaborado por profissionais do Hospital Regional, Atenção Básica e Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com base no guia de enfrentamento da pandemia disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Na primeira etapa, o morador que está com sintomas da Covid-19 deve buscar um posto de saúde, onde será feita uma triagem e análise dos sintomas. Caso o caso seja considerado suspeito do novo coronavírus, o paciente é encaminhado para uma ala separada para a consulta com o médico plantonista. O profissional então irá decidir se é necessário o teste, medicação, isolamento ou internação do paciente.

Caso a pessoa receba o encaminhamento para fazer o exame, ela passa para a segunda etapa, quando deve procurar o polo de testagem. Se for realizado no local o teste rápido, o paciente pode ser liberado na hora ou receber receita médica, atestado e recomendação de isolamento domiciliar. Se o teste for o de laboratório feito pelo Lacen, o cidadão deve entrar automaticamente em isolamento até o resultado do exame.

Na terceira etapa, a pessoa que testar positivo passa a ser acompanhada por WhatsApp, telefone ou visitas presenciais. Pacientes com comorbidades ou sintomas graves devem ser monitorados diariamente para que seja verificada a necessidade de internação.

Na última fase do novo método de atendimento, os pacientes que não apresentarem mais sintomas da doença 14 dias após o início da infecção serão liberados do isolamento domiciliar e considerados recuperados.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário