Porto Velho/RO, 21 Março 2024 22:21:30
RONDÔNIA

Prefeitura e parceiras realizaram pitstop para cadastrar doadores de medula óssea

População recebeu informações para conscientização da importância de ser um doador de medula óssea

A- A+

Publicado: 26/10/2020 às 16h44min | Atualizado 26/10/2020 às 16h45min

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Instituto Nacional de Apoio a Vida (Invida), realizou nesta segunda-feira (26), das 7h30 às 11h, uma blitz educativa na Unidade de Saúde da Família do bairro Castanheira, em Porto Velho. A ação teve objetivo de sensibilizar a população e cadastrar doadores de medula óssea.

Durante a ação, foram adotadas as medidas de segurança para prevenir o contágio pela Covid-19. Além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da USF Castanheira, parceiros como a Fhemeron, Polícia Rodoviária Federal, Semtran, Polícia Militar, Exercito, alunos do curso de biomedicina da Faculdade São Lucas e o Invida também somaram esforços para realizar a mobilização em busca de doadores.

A ideia de realizar a blitz para cadastrar doadores de medula surgiu depois que o grupo Invida e parceiros realizaram várias blitzen educativas, para transmitir informações relativas a capacitação de doadores de sangue e medula, no mês de setembro passado, após a redução de doadores com a pandemia.

O grupo Invida é uma associação não governamental que trabalha com educação e saúde e são parceiros dos hemocentros de Rondônia e Acre.

A blitz foi realizada em frente a Unidade de Saúde Castanheira, na rua Pau Ferro, zona Sul da Capital. Daniela Alves, tecnóloga de radiologista, 25 anos, aproveitou para se cadastrar como doadora e falou da importância do gesto. “Não sabemos quando vamos precisar e temos pensar no próximo. E pelo que eu vi, está um índice muito baixo de doadores e essa campanha é muito boa para ajudar a encontrar mais doadores”.

A Direção da Unidade explica que a população recebeu as informações no pitstop para conscientização da importância de ser um doador de medula óssea e todos foram convidados a preencher uma ficha e fazer a coleta de sangue com toda segurança e seguindo as normas de saúde com a equipe treinada para fazer esse trabalho. (Comdecom)



Deixe o seu comentário