Porto Velho/RO, 27 Março 2024 13:51:58
Diário da Amazônia

Preparada estrutura para novos deputados conhecer funcionamento

Uma estrutura com guichês de atendimento foi preparada pela Câmara dos Deputados para ambientar e receber os parlamentares da nova..

A- A+

Publicado: 17/01/2015 às 04h35min | Atualizado 26/04/2015 às 05h43min

Uma estrutura com guichês de atendimento foi preparada pela Câmara dos Deputados para ambientar e receber os parlamentares da nova legislatura, com especial atenção para quem assumirá o mandato pela primeira vez. Assim, os novos deputados terão tempo para conhecer o funcionamento da Casa, antes da posse, marcada para 1º de fevereiro.

Os chamados “Espaços de ambientação” estão disponíveis na Câmara durante o mês de janeiro até metade de fevereiro, com todos os serviços reunidos em um só lugar. Dos 513 deputados que vão atuar nos próximos quatro anos, 198 vão estrear na Casa, entre eles dois de Rondônia: Mariana Carvalho e Luiz Cláudio. A esses, somam-se outros 25 que não participaram da legislatura anterior, mas já tiveram mandato em algum momento e retornam ao Congresso, em um total de 43,5% de renovação para a 55ª legislatura, de 2015 a 2018.

Nesses espaços, é possível a retirada dos convites individuais para posse e quatro credenciais para os convidados de cada deputado. De acordo com a Diretoria-Geral da Câmara, o número de convites é limitado pela estrutura física da Casa e pelas restrições regimentais de acesso à Câmara. “Não queremos fechar a Casa à população brasileira, porém existe uma limitação em função do espaço’’, afirmou o diretor-geral, Sérgio Sampaio.

Além disso, os espaços de ambientação contam com serviço de registro biométrico e fotográfico dos deputados, coleta da assinatura eletrônica, assinatura da carteira parlamentar e credenciamento para os sistemas de gabinetes. Também há informações sobre a posse, o plano de seguridade social dos congressistas, assistência à saúde e contratação de secretariado parlamentar.



Deixe o seu comentário