Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:30:12
SAÚDE

Primeiro caso de coronavírus em Guajará-Mirim é confirmado pela prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Guajará-Mirim (RO) confirmou na noite da última quarta-feira (29) o primeiro caso de..

A- A+

Publicado: 30/04/2020 às 14h43min | Atualizado 30/04/2020 às 14h46min

SARS-CoV-2, o novo coronavírus, responsável por causar a Covid-19. — Foto: Scientific Animations/Wikimedia Commons/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Guajará-Mirim (RO) confirmou na noite da última quarta-feira (29) o primeiro caso de Covid-19 na cidade. A paciente, uma mulher de 35 anos, é moradora de Guajará e faz parte do grupo de risco. O caso ainda não foi relatado no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Segundo Rosângela Flores, coordenadora do Núcleo Institucional de Educação e Saúde (Niesus), que integra o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Nuvepa), a paciente apresentou sintomas após receber a visita de familiares que moram de Porto Velho.

“Ela relatou que recebeu parentes durante a Páscoa. Após apresentar sintomas semelhantes aos do novo coronavírus, foi até a unidade de saúde e buscou atendimento. Como os sintomas evoluíram, nós realizamos o exame e na última quarta recebemos o resultado, que deu positivo”, destacou.

A Semusa informou que a mulher está bem, não apresentou sintomas graves da Covid-19 e que possivelmente está se curando. Caso ela permaneça estável até o 14º dia de monitoramento, vai receber alta e poderá sair do isolamento domiciliar.

Ainda sobre os familiares que moram com a paciente, a secretaria informou que eles estão sendo monitorados, e caso algum deles apresente sintomas, novos exames serão realizados.

Segundo dados da secretaria, até esta quinta-feira (30) Guajará tem:

01 caso confirmado
02 aguardando resultado de testes
11 casos descartados
Morte por coronavírus
Na quarta-feira (29) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou a morte de uma moradora de Guajará-Mirim. A mulher, de 57 anos, tinha diabetes e estava internada no no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II. Como ela se contaminou na capital e não retornou mais para Guajará, o caso é contabilizado como sendo de Porto Velho.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário