Porto Velho/RO, 23 Março 2024 05:56:32
Diário da Amazônia

Primeiro pacto do Rondônia Mais Segura é assinado

A ideia é mobilizar os poderes públicos e a sociedade para o enfrentamento dos problemas particulares de cada município em segurança pública

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/03/2018 às 08h20min

Governador Confúcio Moura assinou primeiro pacto pela segurança em Ariquemes

O primeiro pacto para implementação do programa Rondônia Mais Segura foi assinado pela prefeitura de Ariquemes com o governo Estadual. A proposta é melhorar os indicadores de segurança pública nas cidades que enfrentam mais desafios para conter a criminalidade. Na solenidade, realizada na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), o governador Confúcio Moura (MDB) destacou que seu desejo é que Ariquemes abrace esse programa. E que a força do interior do Norte brasileiro mostre que tem condições de virar esta página negra da violência que atormenta a população. “Esse pacto é o ponto de virada’’, garantiu o governador.

De acordo com o secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Lioberto Caetano, em Ariquemes a questão está mais relacionada ao Vale do Jamari e à fronteira com o Mato Grosso, que é uma rota de furto e roubo que deixa a região muito vulnerável, apesar de já ter melhorado muito’.

‘‘Esse é um modelo muito especial no Brasil porque todas as demais formas experimentadas pelos governos estaduais não tiveram grande sucesso, como as APPs, no Rio de Janeiro; e o Pacto pela Vida, em Pernambuco. Este projeto nosso é caseiro, sem fórmulas mágicas, sem importação de dados de outro lugar do mundo, foi composto a partir das ideias da casa’’, explicou o governador.

A ideia é mobilizar os poderes públicos e a sociedade para o enfrentamento dos problemas particulares de cada município em segurança pública. ‘‘E aí entra a participação, por exemplo, do Ministério Público, conselhos tutelares e de associações, tudo é importante desde reparar a lâmpada quebrada, riscos nas proximidades das escolas, trânsito mais seguro, mais efetivo de Polícia, ações rápidas e mais modernização dentro das delegacias’’, considera Confúcio.



Deixe o seu comentário