Porto Velho/RO, 20 Março 2024 04:56:32
Cidades

Procon alerta sobre possíveis armadinhas da ‘Black Friday’

Na sexta-feira (24), será realizada mais uma edição da 'Black Friday', com descontos nos preços de produtos em lojas físicas e em..

A- A+

Publicado: 20/11/2018 às 14h33min

Na sexta-feira (24), será realizada mais uma edição da ‘Black Friday’, com descontos nos preços de produtos em lojas físicas e em sites. Além das oportunidades de compra, o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Porto Velho, alerta os consumidores para possíveis armadilhas e problemas que podem estar escondidos por trás das promoções.

Conforme o coordenador do Procon de Porto Velho, é comum algumas reclamações feitas pelos consumidores sobre alguns problemas ocorridos na Black Friday, principalmente com falsas promoções, onde acabam pagando a metade do dobro do preço do produto. Outras queixas mais recorrentes estão ligadas a trocas de itens adquiridos.

“Antes de realizar a compra, o consumidor deve pesquisar os produtos que pretende adquirir e verificar o seu preço atual para fazer uma comparação na data da Black Friday. A loja não pode anunciar o desconto em algum item se o preço inicial for superior ao ofertado pouco tempo antes, ou seja, se anuncia 50% de desconto, tem de dar esse abatimento no preço que vinha sendo praticado,” explica.

Além desta recomendação, Procon alerta a população sobre alguns cuidados que se deve tomar para evitar problemas com as compras. Na hora do pagamento, é permitida a variação de preços conforme a forma de pagamento (dinheiro, cartão, à vista, a prazo etc).

 Já para as para compras pela internet, o Procon esclarece que o prazo de desistência de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto, sem necessidade de justificativa, desde que não tenha havido uso ou avaria do item. Também não há prazo para desistência ou troca quando o consumidor adquire o produto na própria loja ou quando ganha de presente. Nestes casos, a loja só é obrigada a trocar ou a consertar o item em caso de vício ou defeito.

Confira a matéria na integra:



Deixe o seu comentário