Na sexta-feira (24), será realizada mais uma edição da ‘Black Friday’, com descontos nos preços de produtos em lojas físicas e em sites. Além das oportunidades de compra, o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Porto Velho, alerta os consumidores para possíveis armadilhas e problemas que podem estar escondidos por trás das promoções.
Conforme o coordenador do Procon de Porto Velho, é comum algumas reclamações feitas pelos consumidores sobre alguns problemas ocorridos na Black Friday, principalmente com falsas promoções, onde acabam pagando a metade do dobro do preço do produto. Outras queixas mais recorrentes estão ligadas a trocas de itens adquiridos.
“Antes de realizar a compra, o consumidor deve pesquisar os produtos que pretende adquirir e verificar o seu preço atual para fazer uma comparação na data da Black Friday. A loja não pode anunciar o desconto em algum item se o preço inicial for superior ao ofertado pouco tempo antes, ou seja, se anuncia 50% de desconto, tem de dar esse abatimento no preço que vinha sendo praticado,” explica.
Além desta recomendação, Procon alerta a população sobre alguns cuidados que se deve tomar para evitar problemas com as compras. Na hora do pagamento, é permitida a variação de preços conforme a forma de pagamento (dinheiro, cartão, à vista, a prazo etc).
Já para as para compras pela internet, o Procon esclarece que o prazo de desistência de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto, sem necessidade de justificativa, desde que não tenha havido uso ou avaria do item. Também não há prazo para desistência ou troca quando o consumidor adquire o produto na própria loja ou quando ganha de presente. Nestes casos, a loja só é obrigada a trocar ou a consertar o item em caso de vício ou defeito.
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