Porto Velho/RO, 20 Março 2024 15:31:32
Diário da Amazônia

Produção com qualidade e eficiência motiva curso

Ariquemes realiza oficina de treinamento para trabalhadores das agroindústrias.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/07/2017 às 05h25min

Cerca de 40 pessoas participaram da atividade formativa pela Semaic, em Ariquemes

A Prefeitura de Ariquemes por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) realizou na última semana um curso de capacitação, voltado para a produção das agroindústrias. Cerca de 40 pessoas participaram da atividade formativa.

De acordo com a gerente de Inspeção da Secretaria, Mariana Garcia, o objetivo é proporcionar conhecimento aos agricultores para que eles possam produzir com qualidade e eficiência.

“Três grupos foram formados e a capacitação será feita por setor de alimento, neste primeiro momento estamos trabalhando com aqueles produtores que cultivam vegetais e derivados, depois laticínios e por ultimo, carnes e doces, essas capacitações são necessárias para garantir a qualidade da produção, bem como eficiência e aumento nos lucros” , informou Mariana.

Parceria 

As palestras foram ministradas por acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Rondônia (Unir). De acordo com um dos palestrantes, Yves José de Souza Santos, é de extrema importância que o assunto seja debatido com os produtores para que não haja riscos de perda durante a produção.

“Nós englobamos durante o curso, itens que vão desde os aspectos de sanitização dos equipamentos utilizados na fabricação dos produtos, até as DTAs que são as doenças transmitidas por alimentos contaminados, se as medidas de precaução necessárias forem tomadas, o processo de cultivo e preparo não corre riscos, ou seja, ganha o produtor que pode oferecer um excelente produto e o consumidor que terá a certeza de estar ingerindo alimentos de qualidade”. Enfatizou Yves.

Economia 

Atualmente, o município possui 90 agroindústrias cadastradas e, em pelo desenvolvimento. O setor foi um dos que mais cresceram nos últimos anos, movimentando só em 2016, cerca de R$ 8 milhões, viabilizando mão de obra e geração de renda às diversas famílias. Os dados são da Semaic.



Deixe o seu comentário