Porto Velho/RO, 20 Março 2024 04:57:05
Cidades

1ª Vitrine de “Rosas do Deserto” de 09 a 13 de agosto em Urupá.

A produtora rural trocou o pasto pelo plantio de flores e hoj colhe o sucesso do empreendimento com a comercialização de mais de 200 mil..

A- A+

Publicado: 11/08/2014 às 09h01min | Atualizado 29/04/2015 às 05h51min

A produtora rural e empresária Tereza Cordeiro realizará de 9 a 13 de agosto a 1ª Vitrine de Rosas do Deserto, na Estância Vitória, no município de Urupá. Com mais de 200 variedades da planta, o evento contará com leilão de “Big Plantas”, lançamento das novas variedades, visitação nas estufas onde as rosas são cultivadas e passeio. A vitrine será gratuita.
O cultivo de rosas do deserto começou em 2006, quando Tereza e seu marido Carlos Zacarias viram que a planta de clima tropical não era tão comum no mercado rondoniense e resolveram fazer um teste. “Nós cultivamos a planta durante dois anos como um experimento e, a partir daí, decidimos investir na pesquisa de mercado para iniciar a comercialização”, contou Tereza.
Há mais de 200 espécies da planta, que variam de cores e tamanhos na Estância Vitória, que conta com 70 estufas numa área de 15 mil m². “O mais promissor é que cada planta é diferente, apresentando uma diversidade grande de cores e formatos”, enfatizou Tereza. O consumidor final compreende atacadistas, floristas e viveristas. A empresária Tereza ressaltou que a 1ª Vitrine de Rosas do Deserto também atenderá como público alvo o varejo, apresentando plantas a partir de R$12. O evento acontecerá das 9h às 18h, todos os dias. “Nós não medimos esforços para preparar o espaço e realizar o evento. Quem quiser fazer uma visita e trazer os filhos, também disponibilizaremos um parquinho todo construído com material reciclado, além de palestras e passeios por toda a propriedade”, finalizou.
Outro ponto alto do evento será a visitação de estudantes da rede de ensino no espaço que terá uma biblioteca verde, além de uma trilha ecológica para conhecer uma figueira histórica.
LEILÃO
Na abertura do evento, no dia 9, haverá um leilão com transmissão ao vivo pela Rede TV! para todo Estado a partir das 15h. Quem não puder estar presente pode dar lancer por meio do telefone 9201 9215. Os participantes do leilão vão ajudar a Estância Vitória no trabalho social, desenvolvido com crianças e produtores rurais.
A rosa do deserto é uma planta domesticada, cujo nome científico é Adenium obesum, da família Apocynaceae. A planta se adapta facilmente ao clima quente e seco e consegue viver em lugares ensolarados.
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO
 9h – abertura – Participação de autoridades; apresentação da propriedade; visitação à propriedade; parque infantil; trilhas
 15h – Leilão das Big Plantas (Rosas do Deserto em tamanho grande); visitação a um hectare de jardim, executado pela paisagista Lucivânea Machado
DOMINGO
 9h – Lançamento de novas variedades, com destaque para a Rosa do Deserto Pendente; exposição de flores; visita à biblioteca verde; visitação; parque; trilhas
SEGUNDA-FEIRA
 9h – visitação; parque; trilha
TERÇA-FEIRA
 9h – Palestra Sustentabilidade e Preservação Ambiental com o eng. agrônomo José Tarcísio Batista Mendes, coordenador técnico e de planejamento da Emater
QUARTA-FEIRA
 9h -Vsitação APAEs; visitação à propriedade; parque infantil/trilhas
 15h – Visitação jovens da terceira idade; visitação à propriedade/
“O mais promissor é que cada planta é diferente, apresentando uma diversidade grande de cores e formatos”

 

 



Deixe o seu comentário