Porto Velho/RO, 26 Março 2024 21:12:44
Diário da Amazônia

Projeto inclui pescado na merenda

Prefeitura será o maior cliente de pescadores artesanais e piscicultores.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 26/03/2017 às 06h00min

Degustação aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles

Com o objetivo de enriquecer o valor nutritivo da merenda escolar e ao mesmo tempo fortalecer a atividade da pesca artesanal e da produção de pescado em cativeiro em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves lançou um projeto piloto de inclusão de pescado regional na merenda escolar.

Uma degustação de pratos à base de peixes das espécies dourada e pirarucu, pouco depois das 11h, marcou o lançamento do programa, na última semana, no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles, da qual participaram alunos, professores, imprensa e autoridades municipais.

Ainda durante a campanha eleitoral, o então candidato dr Hildon ouvia muita reclamação de pais sobre a qualidade da alimentação que era servida nas escolas.

Segundo as críticas, a merenda escolar se resumia praticamente a biscoitos e refrescos artificiais. Para mudar esse quadro, o prefeito disse que além do pescado, vai firmar parcerias também com produtores do cinturão verde da capital para acrescentar verduras e legumes frescos ao cardápio escolar.

Inicialmente, o projeto piloto vai atender duas escolas de ensino infantil: Jesus de Nazaré e Nossa Senhora do Amparo, servindo cerca de 1,6 mil crianças, duas vezes por semana. O prefeito determinou aos secretários Júlio César Mesquita, da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e Zenildo dos Santos, da Educação, responsáveis pelo programa em parceria com a Colônia de Pescadores Tenente Santana, que ampliem gradualmente o projeto, de forma que no próximo ano todas as escolas municipais estejam integradas ao projeto.

Segundo Marina Gomes, presidente da Colônia de Pescadores, a dificuldade inicialmente eram os riscos representados pelas espinhas dos peixes, mas a Cooperativa já possui despolpadeira que as retira do pescado. A equipe da associação, ainda colocou à disposição da prefeitura, uma equipe especializada para ensinar as cozinheiras a manusear e preparar os alimentos que serão servidos nas escolas.

Rica em vitaminas e sais minerais, a carne de peixe possui substâncias essenciais para prevenir anemia e ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido. Um dos principais fornecedores será a Cooperativa de Pescadores, cuja fábrica de hambúrguer, nuggets, linguiça e outros produtos de pescado está em fase de conclusão, com capacidade de produção de mil quilos por dia. Criadores em cativeiro também poderão fornecer o produto, porém todos deverão passar pela agroindustrialização para padronização, principalmente com relação à retirada das espinhas. Espécies regionais tanto de couro quanto de escamas serão aproveitadas no cardápio das escolas.

Para o prefeito, esse planejamento é um quadro “possível e desejável”. Segundo ele, quando os pescadores e criadores em cativeiro perceberem a força do programa, “com mercado garantido e pagamento em dia, vão procurar fortalecer suas atividades”. Dr Hildon disse esperar que o programa lançado em Porto Velho “inspire outros colegas prefeitos do interior a incluírem essa dieta na alimentação saudável em suas escolas”.

O prefeito anunciou ainda que a cada duas vezes por mês fará visitas surpresa em escolas da rede municipal para almoçar com os alunos e verificar a qualidade da alimentação que é servida.



Deixe o seu comentário