Porto Velho/RO, 20 Março 2024 12:23:38
RONDÔNIA

Projeto “Rádio Falante” é destaque no portal do MEC

Ação foi criada há 8 anos na escola Orlando Freire, em Porto Velho.

Por Sara Cícera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/05/2018 às 16h38min

Foto: Sara Cícera/ Diário da Amazõnia

O destaque nacional no portal do Ministério da Educação (MEC) aconteceu no dia 11 de maio de 2018 com a seguinte matéria: “Projeto de rádio escola ajuda a mudar a realidade de estudantes em Porto Velho”. O coordenador e realizador da ação, Reinaldo Neves, enviou a história da “Rádio Falante”com suas ações e conquistas para a imprensa do MEC, e dias depois recebeu o retorno. “O MEC é o órgão e a hierarquia máxima na educação brasileira, ter nosso projeto reconhecido foi um sinal de que nosso trabalho tem alcançado nossos objetivos”, contou.

O Projeto “Rádio falante” foi criado há 8 anos pelo coordenador Reinaldo Ramos das Neves, na escola Orlandro Freire, em Porto Velho. O objetivo principal do projeto tem como seguimento divulgar notícias e informações priorizando entrevistas com pessoas ligadas ao meio cultural e educacional. Ao total, 11 alunos ajudam na concretização do projeto, 5 alunos no turno da manhã e 6 alunos no turno da tarde.

A programação da Rádio Falante é dividida em em dois momentos: ás 7h25 é tocado o hino de Rondônia e também divulgam avisos sobre o dia na instituição de ensino e ás 9h45 eles realizam entrevistas, tocam músicas e fazem quiz educativo. Atualmente está sendo executando na emissora o projeto “Leitura na rádio” que é executado pelos alunos e pela coordenação da “emissora”, juntamente com as responsáveis pela biblioteca e sala de leitura com a seguinte dinâmica: os alunos vão à sala de leitura e da biblioteca da escola e fazem o empréstimo de alguma obra literária para ler, após fazerem a leitura do livro, eles vão até o estúdio da rádio e fazem a sugestão da leitura aos outros alunos.

De acordo com Reinaldo, essa ação tem fomentado o hábito da leitura no ambiente escolar e aumentando o fluxo de pessoas frequentando a biblioteca e a sala de leitura da escola. “Além da participação dos alunos, outros convidados agregam mais qualidade ao projeto. Temos recebido em nossos estúdios de segunda a sexta-feira escritores, poetas, historiadores para serem entrevistados e divulgarem suas produções literárias”, informou.

Além de colaborar na qualidade educacional, a ação orienta e incentiva os alunos para a escolha profissional e para o mercado de trabalho. Conforme disse Reinaldo, os alunos gostam e ajudam com sugestões de pauta e recados.

A história da Rádio Falante já se destacou em matéria vinculada em nível nacional, em setembro de 2010. Uma  matéria jornalística foi veiculada no Jornal Hoje da Rede Globo, apoiado pelo então projeto “Amigos da Escola”. Outra contribuição muito importante que eles recebem é o apoio e a participação dos membros das Academias de Letras e Poesias (Acler). “Além de nos doar vários livros tem nos apoiado enviando membros da academia para serem entrevistados e nos presentear com algumas obras”, disse o coordenador.

O projeto também tem o apoio da Academia Rondoniense dos Poetas  (Acarp) e da Academia Rondoniense de Letras (ARL). “Nós recebemos doação de livros do senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, e tivemos doação de livros da Biblioteca da Câmara Federal e da Biblioteca do Senado Federal”, comunicou Reinaldo sobre os apoios.

 



Deixe o seu comentário