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Diário da Amazônia

Quando é Black Friday?

Nós esperamos e nos perguntamos o ano todo quando é a Black Friday. Com a evento se aproximando, começamos a pensar naquele celular..

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Publicado: 16/10/2020 às 12h48min | Atualizado 16/10/2020 às 14h21min

Divulgação

Nós esperamos e nos perguntamos o ano todo quando é a Black Friday. Com a evento se aproximando, começamos a pensar naquele celular novo, no TV sonhada de várias polegadas que ocupará o espaço aconchegante da casa, a nos esparramar no sofá confortável para assistir filmes ou ver as suas séries preferidas. E nós pensamos nesses produtos porque sabemos que existe a possibilidade de adquiri-los graças às ofertas da Black Friday. 

E quando se trata de querer mais por menos, imediatamente nos vem à mente o produto que nós desejamos, onde é que podemos encontrá-lo, como adquiri-lo da melhor forma e se possível, contar com um bom desconto. O evento da Black Friday foi projetado exclusivamente com este empenho: movimentar o comércio e satisfazer os consumidores que estão à procura de descontos realmente excelentes.

Esse ano o evento será realizado no dia 27 de novembro, sexta-feira. A principal característica desta data, são os descontos irresistíveis que fazem com que as pessoas decidam ir às compras natalinas com antecipação. Data essa, que os consultores e analistas econômicos prevêem sobre o impacto real para o retail no mundo todo.

Ao mesmo tempo, as empresas confeccionam a estratégia especialmente projetada para que essa se encaixe aos seus planos de negócios. Nesse caso, o objetivo das empresas é conseguir alcançar metas de vendas que contribuam com o crescimento dessas empresas. Quando tudo estiver preparado, a logística terá um papel fundamental para fazer um retail online mais rápido, para que não haja nenhuma falha na última etapa.

Às vezes, sinto certa saudade e até torço para que o clima da época de natal volte a ser  um pouco como era no passado quando havia aquelas propagandas de natal exageradas e tínhamos que esperar ansiosos para que chegasse o grande momento: a véspera de Natal e o dia 25. Antes as compras dos presentes eram feitas durante a semana, às vezes, até no mesmo dia.

A questão é que depois da semana dos presentes, as promoções e descontos começavam a ganhar forma, embora não acontecessem imediatamente após o natal já que sempre se reservava alguns dias para as trocas e devoluções.

Hoje em dia, esse esquema mudou por completo e essa dinâmica comercial do passado não tem nada a oferecer a este novo retail que vive e respira esta euforia do continued discount ou descontos continuados.

O relatório de consultoria McKinsey confirma que o evento da Black Friday é a data do calendário do ano que mais gera vendas durante uma campanha natalina, porém este ano apresenta certas dúvidas.

A pesquisa da mesma consultora ainda revela que 33% das pessoas que foram entrevistas no Brasil se mostraram dispostos a gastar mais dinheiro exclusivamente na Black Friday de 2020 além de ressaltar especial atenção para quando é a Black Friday, 40 % assegurou que realizaria compras já no primeiro dia do evento, 17% afirmou que ainda está pesquisando sobre lojas e sobre os possíveis produtos que estariam disponíveis e somente 13% demonstrou desinteresse pelo evento.

Sabe-se que as mulheres ainda lideram o gasto nessa jornada de compras, porém, observou-se que as compras feitas por homens também vêm aumentando a cada ano. Se analisarmos o perfil dos consumidores, são as mulheres que planejam as compras de natal. São elas que impulsionam os gastos e, ao mesmo tempo, elas têm melhores estratégias de compras. 

Por outro lado, os homens cometem deslizes na hora de calcular o gasto real e também para identificar descontos que realmente sejam vantajosos, embora haja registros de que eles estejam efetuando compras para si mesmos, coisa que vem se incrementando consideravelmente. Segundo a MCkinsey, essa personalização pode aumentar o total de vendas entre 15 e 20%. 

Já podemos começar a vislumbrar as nossas compras de fim de ano muito antes da chegada desse evento tão importante para o comércio e o consumo. Hoje contamos com os Marketplace: literalmente são pontos de compras, que funcionam como uma vitrines virtuais e apresentam os produtos de diversas marcas ou empresas aos clientes. Considerando o universo do comércio eletrônico, este modelo funciona como um portal ecommerce totalmente colaborativo onde podemos encontrar praticamente de tudo e nos dá uma boa noção das ofertas e promoções. 



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