Porto Velho/RO, 19 Março 2024 20:35:29
Diário da Amazônia

Ji-Paraná: Rádio Alvorada AM completa 36 anos

A Rádio Alvorada AM/Jovem Pan, empresa do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC) completa hoje 36 anos de existência. Uma trajetória..

A- A+

Publicado: 13/10/2014 às 13h50min | Atualizado 29/04/2015 às 00h06min

Repórter Leandro Quirino e o gerente Fábio Souza levam a informação em primeira mão

Repórter Leandro Quirino e o gerente Fábio Souza levam a informação em primeira mão

A Rádio Alvorada AM/Jovem Pan, empresa do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC) completa hoje 36 anos de existência. Uma trajetória iniciada em 1978, quando Alcides Paio se propôs a conhecer o Território Federal de Rondônia, e três anos depois, em sociedade com os empresários Luiz Bernardes e Roberto Jotão, inauguram a primeira emissora do eixo da BR-364 e a terceira no Estado. Sua programação interativa, eclética , com informações e entretenimento, alcança 42 cidades em Rondônia, num raio de 200 quilômetros, chegando à fronteira com a Bolívia.

Operando na frequência 900 KHZ, se consolidou no Estado como líder em audiência por 15 anos consecutivos, segundo pesquisa de opinião pública. Seu legado na comunicação vem de encontro com a mobilização da sociedade nas principais conquistas políticas, sociais e econômicas inerentes ao desenvolvimento de Ji-Paraná e região Central de Rondônia. “É uma data muito importante, importante para comunicação do Estado, para o município de Ji-Paraná, afinal de contas a Rádio Alvorada é conhecida como a rádio das mobilizações, com trabalho totalmente relevante à nossa sociedade. Hoje com o emprego de novas tecnologias e internet fazemos comunicação até com outros países”, ressaltou Fábio de Souza, gerente da Rádio Alvorada.

A história da Rádio se confunde com a de vários municípios, entre eles Alvorada D’Oeste que surgiu em decorrência da programação da emissora. Relembrar sua história é voltar no passado, precisamente há três décadas pelo menos. “No mês de março de 1978, nós ganhamos a concessão, em Brasília, para implantação da Rádio Alvorada. Em junho do mesmo mês, nós chegávamos com equipamentos e técnicos. Em agosto a emissora entrou no ar em caráter experimental, e em 12 de outubro foi inaugurada”, comentou, lembrando ainda que, “ficamos em caráter experimental do mês de agosto até ao dia 11 de outubro de 1978, dia 11 eu autorizei de Manaus a emissora a entrar no ar, nesse mesmo momento passei o prefixo ZYJ-672”, lembrou Alcides Paio, fundador da emissora.

Emissora persistiu e venceu desafios 

Durante 10 anos a Rádio Alvorada atuou sozinha na região até o surgimento de outras emissoras. Valter Fernandes, Canuto de Paula e Ângela Martinelli, trabalharam na rádio no primeiro ano de funcionamento da emissora como sonoplastas. “Na época quando vim visitar, eles me deixavam entrar e eu ficava só observando, passando os dias conversando com seu Alcides Paio ele me deu um emprego. Foi onde eu ingressei na emissora”, explicou Ângela Martinelli.
“Dizem que o primeiro amor da vida, a gente nunca vai esquecer, a Rádio Alvorada foi o primeiro amor de Ji-Paraná, algo inesquecível”, falou Valter Fernandes, ex-sonoplasta, que naquela época trabalhou com Canuto de Paula. “A Alvorada foi tudo, foi uma emissora que contribui com o desenvolvimento dessa região, na época que não existia praticamente nada por aqui”, frisou.
A realidade em Ji-Paraná era desafiadora, em meio a tantas dificuldades a emissora persistiu e consolidou sua programação. “Era um lugar inóspito você não tinha nada, a Rádio era tudo, não tinha no Estado de Rondônia, por parte dos políticos e governantes uma Rádio que suscitasse mais respeito que a Rádio Alvorada”, salientou Valdemar Camata.

Grupo marca a história

Os 36 anos da Rádio Alvorada é comemorado na mesma data que celebra o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. O senador Acir Gurgacz comentou as conquistas anunciadas pela emissora AM.
Todos os profissionais que integram ou integraram a emissora foram lembrados no aniversário da emissora, entre eles: Cláudio de Castro, Aldenor Soares, Gralha Azul, Rubens José e Alfredo Costa que partiram. Também atuaram Pedro Leal, Chico da Mata, Daniel Santa Cruz, Alcides Paio, Juliana Oliveira, Marcos Rogério, Valdemar Camata, Célio Neri, Enilvado Soares, Hélio de Souza, Ademar Moreira, Silva Junior, Camargo Júnior e Rose Venturini (in memória). Atualmente trabalham Fátima Aguiar, Polaco, Dirceu Moraes, Marcos Neri, J. Veloso, Faro Fino, Romão Moreno Filho, Edivaldo Braga, Montalvan Monteiro, Leandro Quirino, e Fábio de Souza. Além dos operadores Tielison, Bruno, Cristofher e Valter. No Departamento Comercial, Josilene e Leonice, no Financeiro Germana, na recepção Adriana e Aline, transmissores Célia, Sebastião (Tião) na tecnologia e informação e dona Edir, serviços gerais.

Parceria

No sábado a emissora lançou em parceria com a Liga Ji-paranaense de Futebol Amador a primeira Copa SGC de Futebol 9 Mini Campo.
Uma nova modalidade esportiva foi criada para celebrar os 36 anos da emissora com vocação para o jornalismo, e com expertise em esporte. Os jogos dessa competição iniciada neste final de semana devem ser finalizados no dia do aniversário do município, dia 22 de novembro.



Deixe o seu comentário