Porto Velho/RO, 19 Março 2024 19:48:38
RONDÔNIA

Recordes na pecuária e agricultura impulsionam economia estadual

Rebanho bovino teve um salto notável, passando de 17,6 milhões para 18,2 milhões

Por Redação SGC
A- A+

Publicado: 03/01/2024 às 14h03min

Foto: Reprodução/SGC

O agronegócio em 2023 teve um desempenho notável, com resultados positivos que refletem diretamente na economia local. Em 2023, o agronegócio em Rondônia alcançou índices impressionantes, impulsionando a produtividade e o desempenho do setor.

Na pecuária, o rebanho bovino teve um salto notável, passando de 17,6 milhões para 18,2 milhões de cabeças no pasto. Esse aumento é resultado da estratégia de manutenção de fêmeas para reprodução e do controle do envio de gado para engorda fora do estado.

Os números de abates também surpreenderam, indo de 2,2 milhões de cabeças em 2022 para 2,7 milhões neste ano. Somados aos resultados dos anos anteriores, esses dados refletem um significativo avanço na balança comercial do estado.

Em cinco anos, a exportação de carne e derivados teve um salto de mais de 200 milhões de dólares, alcançando mais de US$ 811,8 milhões em 2022. E a expectativa para este ano é que as exportações superem os US$ 900 milhões.

Além disso, o governo estadual investiu de forma expressiva na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), renovando a frota, construindo prédios novos e ampliando unidades. A modernização tecnológica proporcionou agilidade e comodidade ao produtor rural no acesso aos serviços da Idaron.

Uma das estratégias que têm impulsionado o fortalecimento do agronegócio é a parceria da Idaron com diversas instituições, articulando uma rede integrada de vigilância passiva e detecção precoce de doenças em animais de produção, com foco na prevenção da febre aftosa.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS



Deixe o seu comentário