Porto Velho/RO, 25 Março 2024 16:58:17
Diário da Amazônia

Recursos são esperados para concluir parque

A revitalização do Parque Ecológico depende de repasse do programa Calha Norte.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/09/2017 às 05h05min

O espaço está sendo transformado em uma das maiores áreas de lazer do Estado

A conclusão das obras de revitalização do Parque Ecológico, próximo ao Beira Rio Cultural está tão somente na dependência da liberação dos recursos do Programa Calha Norte, do Governo Federal. Essa foi a informação repassada pelo empresário proprietário da empresa na última semana, Valentim Camilo.

O espaço está sendo transformado em uma das maiores áreas de lazer do Estado com mais de 12,5 mil metros quadrados que engloba o Beira Rio Cultural e o Parque Ecológico, considerada duas importantes obras para a comunidade ji-paranaense. Há quatro anos, a obra do Beira Rio Cultural está parada, diferente do parque com suas obras bem avançadas. Uma estrutura construída em harmonia com a natureza. De acordo com o projeto de execução, somente de passarelas são mais de 440 metros, além de 150 metros de trilhas e uma praça com pergolado no centro da mata. O projeto inclui ainda, duas quadras de concreto.

Outra praça, com pista de caminhada e três pergolados, está sendo construída ao lado da futura sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em uma área que mede mais de 920 metros quadrados. O projeto, ainda prevê, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, área de convivência, três playsgraunds e bancos. A complementação da revitalização está orçada em R$ 332 mil, sendo 300 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) e R$ 32 mil de contrapartida da prefeitura. A maior parte dos recursos disponibilizados são de emendas do senador Acir Gurgacz (PDT).

Na última semana, Airton Gurgacz vistoriou obras da construção da praça às margens do rio Machado. Segundo ele, os trabalhos já estão bem adiantados e devem ser concluídos nos próximos dias. Airton parabenizou o senador Acir pela iniciativa de buscar recursos federais para a revitalização do Parque Ecológico.

“Infelizmente, após ele deixar a prefeitura, o processo de revitalização não teve prosseguimento resultando no seu total abandono”, lamentou o deputado. Airton acredita que com o parque totalmente revitalizado, a população, finalmente, se orgulhará de poder contar com um espaço bonito, com pontos de lazer e o mais importante, bem perto da natureza.



Deixe o seu comentário