Porto Velho/RO, 22 Março 2024 14:06:43
Diário da Amazônia

Reforço na segurança pública e mais agilidade

Convênio foi assinado entre o governo Estadual e a prefeitura de Porto Velho.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 02/04/2017 às 05h25min

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves e o governador em exercício Daniel Pereira

A instalação de oito postos de Identificação e a sanção da lei que institui o Programa de Prestação Voluntária de Serviços Administrativos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia foram destaque na solenidade de sexta-feira, quando foi assinado convênio entre o governo Estadual e a prefeitura de Porto Velho para a emissão de carteiras de identidade pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil de Rondônia. Assinaram o documento, o governador em exercício Daniel Pereira e o prefeito Hildon Chaves.

No evento realizado no Palácio Rio Madeira, também foi prestada homenagem aos parlamentares que destinaram emendas para o Sistema Mobile, um aplicativo que funcionará como um novo recurso tecnológico para facilitar e agilizar o atendimento na segurança pública estadual.

Os oito postos de atendimento serão instalados nas zonas Leste, Sul e Norte da capital, além dos distritos de Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre.

Serviço voluntário

O projeto de serviços de voluntários vai permitir que jovens de 18 a 23 anos, estudantes das redes pública e privada, possam atuar no setor administrativo desses órgãos, no atendimento telefônico, serviços burocráticos, vídeo monitoramento, entre outros. Com isso, será ampliado também o efetivo policial. A previsão é que sejam selecionados cerca de 600 jovens (10% dos efetivos) através de um edital que será lançado neste mês para contratação a partir de junho. Os que atenderem às exigências ainda passarão por uma capacitação prévia e após contratados terão remuneração de R$ 1,2 mil, com tempo de serviço de um ano, podendo ser prorrogável por igual período. Serão contratados 70 jovens para atuarem no Corpo de Bombeiros, e o restante distribuído nas polícias Militar e Civil.

Agilidade 

“Hoje na capital temos apenas um posto de atendimento na sede do Instituto. Através desta parceria, podemos atender à região metropolitana e aos distritos, descentralizando esse atendimento e proporcionando à população mais dignidade e cidadania”, disse o diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil, Júlio André Kasper.

Ainda sobre o Sistema Mobile, o policial Erik Sanchez explicou que por enquanto o software está sendo desenvolvido, mas ele acredita que no prazo de dois meses, após passar os trâmites burocráticos e licitatórios, poderá ser implantado em Rondônia. O sistema Mobile é um kit de impressora + tablete + suporte, que vai auxiliar o trabalho da Polícia Militar.

Acir (d) foi um dos parlamentares homenageados em reconhecimento às emendas

Senador reforça apoio à segurança pública

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que participou da assinatura do convênio, destacou a união da segurança pública. “As ações das polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros são muito importantes. Quando a gente vê que essa ação ocorre em prol da população, onde as coisas acontecem lá na rua, a gente se propõe a ajudar cada vez mais, e vamos continuar apoiando esta parceria do governo do Estado, através da Secretaria de Defesa”.

De acordo com o senador, das emendas que ele ajudou a destinar, cerca de R$ 500 mil foram para ajudar a estruturar a segurança pública de Porto Velho.

“No momento que a segurança recebe mais integrantes para ajudar na área administrativa, ou no atendimento às pessoas, com certeza se prestará o melhor serviço para a comunidade, e isso irá fortalecer a segurança pública do Estado”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias.

Daniel Pereira esclareceu que a lei sancionada concretiza um projeto que foi baseado em experiências bem-sucedidas que conheceu em visita aos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Um dos trabalhos que vimos e nos inspiraram é o realizado em Santa Catarina, que não tem o quantitativo funcional adequado para atender a toda população. Assim, o Estado busca novas formas alternativas. Uma delas é o serviço administrativo do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, em que os jovens entre 18 e 23 anos auxiliam o serviço. O governador Confúcio então entendeu que era importante para Rondônia buscar também uma nova forma de melhor atender à sociedade e ainda dar oportunidade a jovens nesta faixa etária, além de Rondônia ter a possibilidade de ficar nos melhores índices de segurança pública, como esses Estados que adotaram esse sistema estão”, explicou.

Já o prefeito Hildon Chaves afirmou que a prefeitura vai capacitar equipes pela própria Polícia Civil, utilizando repartições já existentes. “O primeiro local será a Secretaria Municipal de Agricultura, na zona Leste. Vamos também disponibilizar um posto na zona Sul e nos distritos de União Bandeirantes, Jaci-Paraná, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia, de onde as pessoas têm que vir até Porto Velho para conseguir um documento”, justificou.



Deixe o seu comentário