Porto Velho/RO, 18 Março 2024 18:15:12
PLANTÃO DE POLÍCIA

Repatriado o traficante que matou policial federal

A Polícia Federal já repatriou o traficante Gilmar José Bassegio, vulgo "Tchoco", condenado pelo homicídio do agente..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/03/2019 às 15h27min

A Polícia Federal já repatriou o traficante Gilmar José Bassegio, vulgo "Tchoco", condenado pelo homicídio do agente da Polícia Federal, Roberto Simões de Mentzinger (membro da galeria de heróis da PF). Tchoco foi preso na última terça-feira (12) em Santa Cruz de La Sierra depois de 20 anos do crime. Na madrugada de hoje (15) foi trazido pela policia boliviana até Corumbá (MS) e entregue à Polícia Federal brasileira.

Segundo o Superintendente da PF em Rondônia, "A Policia Federal jamais esquece seus heróis e é incansável na perseguição de criminosos que atentam contra a vida de seus profissionais," afirmou. O agente Simões é integrante da galeria de heróis da PF porque morreu durante ação profissional.

O CASO
Segundo a Justiça, os federais teriam sido conduzidos pelo traficante Eliseu Schmitt, líder de uma família que supostamente comanda o tráfico de cocaína na região, até uma chácara na beira do Rio Guaporé. Ao chegarem no local, os agentes foram surpreendidos por dez traficantes bolivianos. Na ocasião, Mentzingen levou um tiro no coração e caiu no rio. Os companheiros também ficaram feridos e foram capturados pelos traficantes.

De acordo com depoimentos colhidos na época, a quadrilha decidiu não matar os demais policiais federais para que eles contassem a história. Após Mentzingen ser morto, os policiais acabaram abandonados em uma pequena ilha, onde ficaram sangrando até serem socorridos. Logo depois, o traficante retirou o corpo do policial do Rio Guaporé e o enterrou em uma cova rasa, em uma ilha próxima da cena do crime. O cadáver foi encontrado mutilado dois dias depois pelas autoridades, provavelmente devorado por onças.

Veja mais: Traficante envolvido em morte de PF é preso 20 anos após o crime

Depois da morte, Roberto Simões de Mentzinger foi homenageado com o título de Herói da Polícia Federal, rendida a integrantes que morreram em confronto direto no exercício da função.



Deixe o seu comentário