Porto Velho/RO, 21 Março 2024 03:09:27
Cidades

Repiquete faz aumentar o nível do Rio Madeira

O nível do rio Madeira voltou a subir nos últimos dias. De acordo com o chefe de Operações da Defesa Civil Municipal, Paulo Afonso,..

A- A+

Publicado: 10/07/2014 às 21h18min

rioO nível do rio Madeira voltou a subir nos últimos dias. De acordo com o chefe de Operações da Defesa Civil Municipal, Paulo Afonso, isso está ocorrendo em decorrência de um fenômeno natural e comum nesta época do ano, chamado popularmente de “repiquete”.
O repiquete sempre acontece de acordo com o comportamento das chuvas nas cabeceiras dos rios que compõem a Bacia do Madeira. “Entre quarta e quinta-feira choveu forte no rio Beni e na foz do Guaporé. Isso fez aumentar o nível das águas nos rios Abunã e Madeira e as consequências são percebidas na área urbana e em alguns dos distritos de Porto Velho”, explicou Afonso.

A cota do rio na última sexta-feira, 4, era de 12,72m e ontem chegou a 13 metros. “Esse repiquete já era esperado, como também são ainda uns dois ou três que ainda virão até a nova temporada de chuvas, esperada para o mês de setembro”, afirmou o agente, esclarecendo também que apesar de o repiquete estar de acordo com o movimento natural do rio, o que surpreende é a altura do nível das águas.

“No ano passado, nesse período, o rio estava entre sete e oito metros. Isso demonstra que diferentemente dos casos de outras enchentes já verificadas, na pós-cheia o rio não recuou conforme se esperava. Desde a enchente o nível está se mantendo entre 11 e 12 metros. Este é o repiquete mais forte que tivemos depois da vazante do rio, e pelas monitorações das réguas acima de nossa posição, o que se deve prever é ainda uma pequena elevação nos próximos dias”, desatacou.

A Defesa Civil está trabalhando com a hipótese de que o rio Madeira tenha passado por um forte assoreamento após a grande enchente deste ano. Não há estudos conclusivos, mas a formação de bancos de areia em algumas partes, apesar do volume alto das águas, leva a crer que a cheia fez deslocar muitos sedimentos que se depositaram no fundo.

Dessa forma, as notícias acerca de elevações das águas estão sempre sendo comunicadas pela Defesa Civil às comunidades próximas às margens e as formações de bancos de areia comunicadas aos navegantes.
“Há muitos ribeirinhos que retornaram às suas antigas residências por conta própria e o trânsito de embarcações no Madeira é muito grande”, disse. (AI)



Deixe o seu comentário