Porto Velho/RO, 25 Março 2024 10:13:34
RONDÔNIA

Restaurantes com comidas típicas

Vatapá e bolinho de peixe podem ser pedidos como entradas antes do saboroso peixe.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/10/2017 às 05h10min | Atualizado 30/09/2017 às 13h19min

São diversos os restaurantes em Porto Velho que oferecem pratos regionais, segundo o chef Calixto

A cultura por excelência também é variada, desde as artes até o paladar, a floresta amazônica ganha destaque na composição regional, pois ela que já inspirou poetas e sensibilizou pintores é a mesma que transforma as refeições e, as deixa com esta característica única. São inúmeras folhas e frutas que tornam a culinária regional uma das mais ricas do Brasil, a diversidade de peixes também é contemplada pela população, na capital, são diversos os restaurantes que oferecem pratos regionais.

O meio gastronômico de Porto Velho é muito influenciado pela floresta amazônica, são utilizados no preparo dos pratos a folha de jambu, o caldo de tucupi e a tucumã, ingredientes herdados dos povos indígenas.Um restaurante que tem destaque na culinária da cidade é o Peixxin, onde são oferecidos diariamente um cardápio que contempla a culinária local.
É possível encontrar uma gama de peixes como o jaraqui, sardinha e piau, segundo o cheff Calixto, utilizar dos insumos pertencentes à região no preparo dos pratos é imprescindível para valorizar as raízes e, realçar o sabor dos alimentos, sobre os ingredientes que usa em seu restaurante ele explica:

“Trabalho muito com o pirarucu, que é o peixe considerado o bacalhau da água doce, onde ele chega aqui fresco e, é tratado e temperado na hora, faço ele de diversas formas, no molho agridoce feito com tucumã, com açaí. optei por fazer um restaurante diferente, aqui ofereço peixe com castanha, peixe com jambu e tucupi, peixe à milanesa, peixe à delícia, para que o cliente possa contar com estas opções, também trabalho muito com o tambaqui e o dourado”, disse.

Vatapá e bolinho de peixe, podem ser pedidos como entradas, ainda é possível experimentar um prato exótico feito com carne de jacaré, os acompanhamentos são o arroz com tucumã, peixe com jambu e tucupi e banana da terra. Um prato destaque no restaurante é o pirarucu rondon, reconhecido como o prato típico de Porto velho, desenvolvido por seis chefs do Senac no ano passado e oficializado pela Secretaria de Turismo, sobre a aceitação do prato ele fala:

“Trabalho um pouco diferente do que foi criado, o pirarucu rondon foi desenvolvido para ser oferecido aà la carte, mas aqui o meu sistema permite que as pessoas se sirvam, pois, tenho outros complementos que as pessoas podem optar colocar no prato, como a macaxeira assada, a aceitação é enorme, o modo de preparo é bem específico, mas é o maior sucesso”.

Para sobremesa não poderia ser diferente, as frutas e ingredientes regionais tomam a cena, mousse de cupuaçu, torta de banana da terra, doce de tapioca estão entre os doces mais procurados. O restaurante, situado na avenida Calama, 3560, fica aberto de segunda a quarta-feira das 11h às 15h, e de quinta-feira a sábado das 18h às 23h.

O Pirarucu Rondon, reconhecido como o prato típico de Porto Velho , é um sucesso



Deixe o seu comentário