Porto Velho/RO, 22 Março 2024 11:28:59
SAÚDE

RO abre segunda etapa da testagem rápida para Covid-19

Segunda etapa de testagem rápida para Covid-19 terá pontos de atendimento definidos por cada município

A- A+

Publicado: 17/06/2020 às 16h50min

Foto: divulgação

A segunda etapa do programa Mapeia Rondônia teve início nesta quarta-feira e se estenderá até o dia 23, em todos os 52 municípios. A testagem é simultânea na população e é exclusiva para pessoas que estejam apresentando síndrome gripal há mais de sete dias. O governo do Estado enviou os testes rápidos a todos os municípios para que traçassem suas estratégias de realização do exame. Os pontos de atendimento são definidos por cada prefeitura.

Na primeira etapa, que aconteceu de 3 a 9 deste mês, foram testadas 21.424 mil pessoas que apresentavam sintomas de síndrome gripal, dos quais, 2.545 foram positivos para o novo coronavírus, ou seja, 11,88% dos testados. Duas grandes ações foram realizadas nesta etapa, drive thru em Porto Velho e Cacoal. Em Porto Velho o drive thru aconteceu no dia 6, no estacionamento do Palácio Rio Madeira. Foram mais mil testes rápidos realizados. Aqueles que testaram positivo já receberam as orientações pertinentes ao caso e kit de medicamentos no local, devidamente prescritos por um médico de acordo com cada caso e, também, assinatura do termo de concordância para fazer uso da medicação. A ação foi dividida em três etapas: realização do teste rápido, procedimento de notificação do caso e entrega do resultado do exame. No sábado passado (13), a ação foi realizada em Cacoal, onde mais de 600 testes foram realizados e 23 casos positivos detectados.

Para o secretário da Sesau, Fernando Máximo, a distribuição dos testes rápidos para todos os municípios permite ao governo acompanhar a situação de forma ampla e completa em todo o Estado. “A entrega dos testes de detecção de anticorpos contra o Sars-CoV-2 nos permite um mapeamento ainda mais detalhado do comportamento do vírus em Rondônia. Assim, conseguimos direcionar medidas para cada região de forma mais específica, seja de acompanhamento ou de isolamento”, disse Máximo. A Ação conta com o apoio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Agencia de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Com informações da Secom



Deixe o seu comentário