Porto Velho/RO, 20 Março 2024 22:28:32
Diário da Amazônia

RO: Justiça reintegra Incra na posse de assentamento em reserva

A Justiça Federal reintegrou, nesta semana, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na posse da reserva em Bloco..

Por onortao
A- A+

Publicado: 04/05/2019 às 11h33min

A Justiça Federal reintegrou, nesta semana, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na posse da reserva em Bloco Margarida Alves em Nova União (RO), município a 370 quilômetros de Porto Velho.

Ainda não foi informado se os mandados para reintegração já foram expedidos e quando a reintegração vai ocorrer.

De acordo com o Incra, a região vem sofrendo constantemente com invasões, desmatamentos, marcações e acampamentos no entorno da reserva ambiental. A ocupação da área viola as normas ambientais e tem gerado prejuízos materiais, a exemplo, a extração e venda ilegal de madeiras.

O prazo para a desocupação, determinado pela Justiça Federal, é de cinco dias. Caso os invasores desrespeitem a decisão, estarão sujeitos ao pagamento de multa diária no valor de R$ 100 mil.

Em todo estado, o Incra possui 11 reservas em bloco em assentamentos. Além do assentamento Margarida Alves, as fiscalizações na região se estenderão às reservas dos assentamentos Padre Ezequiel e Palmares.

Invasão da área em 2016
A reserva ambiental Bloco Margarida Alves foi invadida em 2016. Na época, inúmeras famílias de diversas regiões do estado acamparam nas proximidades da reserva e algumas delas seguem no local até esta sexta-feira (3).

Desde a invasão, várias pessoas foram presas na região cometendo crimes ambientais, como extração ilegal de madeira e outros.

Incêndio na reserva ambiental Margarida Alves
Em setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções atingiu a reserva ambiental e propriedades que ficam nas proximidades da reserva.

O incêndio durou mais de 10 dias e atingiu a reserva ambiental Margarida Alves em Nova União (RO). Segundo a Polícia Militar Ambiental, mais de três mil hectares de terra foram queimados pelo fogo.



Deixe o seu comentário