Porto Velho/RO, 26 Março 2024 01:57:14
Diário da Amazônia

RO registra primeira morte por causa da gripe H1N1

Estado liga alerta, pois um surto no Amazonas já confirmou 21 mortes

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/03/2019 às 15h30min

(Arte: Saber Viver) Rondônia já registrou a primeira morte por causa da gripe H1N1

A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, também conhecida como gripe suína. O H1N1 é um subtipo do influenza que se tornou conhecido quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma, de pessoa para pessoa ou tocando locais contaminados.

O problema é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves e até mesmo a morte. Rondônia já registrou um caso de óbito causado pela infecção do vírus H1N1.

A vitima morava em Porto Velho. Outro caso foi confirmado em fevereiro e outros 05 estão sob investigação no interior do estado, sendo 02 em Cacoal, 01 em Ji-Paraná e outro em Vilhena. O alerta decorre do surto que o Amazonas vive desde o início do ano, quando segundo a Vigilância em Saúde, 21 mortes foram registradas.

Em média 05 embarcações fazem o treco de Porto Velho a Manaus pelo rio Madeira durante a semana. O risco de contaminação aumenta com o fluxo de passageiros. Uma campanha de vacinação já está sendo divulgado pela Vigilância em Saúde.



Deixe o seu comentário