Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:51:07
Diário da Amazônia

Roberto Sobrinho é absolvido em processos de prisão e afastamento

Duas decisões recentes, inocentam o ex-prefeito da Capital que chegou a ser preso e afastado do cargo

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/07/2020 às 10h50min

O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT) que em 2012 foi preso e afastado do cargo, acusado em duas operações, recebeu a confirmação na última sexta-feira (24) de sua absolvição nas acusações. Na Operação Vórtice a sentença final absolveu o ex-prefeito de crimes das acusações apresentadas contra ele, e na Operação Endemia, o próprio MPF (Ministério Público Federal) pediu o arquivamento da ação por julgar improcedentes as acusações.

Para Roberto Sobrinho, essas decisões são importantes para recuperar a honra afetada pela repercussão das operações. “Em 2012 fui transformado em bandido pelas operações Vórtice e Endemias, e passados oito anos, aquilo eu dizia na época, que não era ladrão como figurava, está sendo confirmado pela justiça”, desabafou.

Sobre o futuro político, o ex-prefeito não tem projetos definidos no momento. “Tudo que preciso agora é recuperar minha reputação e imagem, diante das provas de minha inocência de culpa, provadas com essas decisões judiciais”, afirmou.

Vórtice

Em 6 de dezembro de 2012, o MPE (Ministério Público Estadual) desencadeou a Operação Vórtice para investigar fraudes em licitações na Prefeitura de Porto Velho, referente a aluguel de horas máquinas, estimadas em R$ 100 milhões. Em sentença de 13 de julho deste ano de 2020, o juiz Francisco Borges Ferreira Neto decidiu absolver o ex-prefeito Roberto Sobrinho das acusações de participação nos crimes.

Endemia

No mesmo dia 6 de dezembro de 2012, outra realizada pelo MPF (Ministério Público Federal), que apurava denúncias de enriquecimento ilícito, fraude em licitação, e assedio a servidores públicos nas obras de combate à malária nos igarapés de Porto Velho. Nesta ação, o procurador da República, Bruno Rodrigues Chaves, concluiu que os pedidos formulados na inicial julgados improcedentes, considerando a ausência de elementos aptos à configuração dos atos de improbidade imputados aos requeridos



Deixe o seu comentário