Porto Velho/RO, 22 Março 2024 20:22:12
RONDÔNIA

Rondônia é 2° colocado nacional em redução de mortes no trânsito

Projetos desenvolvidos pelo Detran até 2018 resultaram em menos mortes no trânsito.

Por Redação
A- A+

Publicado: 26/09/2019 às 15h44min | Atualizado 27/09/2019 às 09h15min

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, representou o Brasil na solenidade de entrega do prêmio da Força-Tarefa Interagências da Organização das Organizações das Nações Unidas (ONU), pelos resultados do Programa Vida no Trânsito (PVT) que abrange diversas ações efetivas no trânsito. Rondônia teve posição de destaque por ter conseguido reduzir 52% dos acidentes em Porto Velho, conforme dados de 2018, período em que a direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) era exercida por José de Albuquerque Cavalcante e sucedido por Acássio Figueira dos Santos.

Para José Albuquerque, então diretor da autarquia, o resultado é fruto de ações concentradas na Educação de Trânsito com dezenas de ações e projetos visando a orientação e a mudança de comportamento dos condutores no trânsito. Também pela ação concentrada da Lei Seca com fiscalização constante no sentido de retirar de circulação pessoas sem condições de condução de veículos por estarem alcoolizados.

“O objetivo de nossa gestão foi concentrar ações educativas e fiscalizadoras no sentido de preservar a vida”, explicou Albuquerque.

Acássio Figueira enfatizou que desde a criação do Programa Vida no Trânsito (PVT), com a ONU estabelecendo a meta de redução de mortes em acidentes de trânsito em 50%, o estado de Rondônia abraçou a causa e trabalhou para alcançar a meta.

“Nas gestões dos governadores Confúcio Moura e Daniel Pereira, o Detran teve total apoio e liberdade de operacionalizar ações que proporcionasse a redução de mortes no trânsito”, destacou Acássio.

As ações educativas e fiscalizadoras foram estendidas nos 52 municípios de Rondônia com estruturação dos projetos que atendiam as pessoas a partir dos 5 anos de idade até o mais maduro cidadão.

 

Outros prêmios da gestão

Os projetos criados e executados na gestão até 2018 do Detran, rendeu também outros prêmios para Rondônia como no concurso nacional de “Boas Práticas” com os projetos Agente de Trânsito Mirim. Outro resultado importante para Rondônia é que em 2018, o número de mortes por acidentes de trânsito teve uma redução de 20,9%.



Deixe o seu comentário