Porto Velho/RO, 22 Março 2024 01:32:48
SAÚDE

Rondônia está com 143 novos ventiladores pulmonares

Os parlamentares da bancada federal foram fundamentais na gestão para que os aparelhos chegassem logo ao estado

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/06/2020 às 09h05min

O governo de Rondônia recebeu nesta semana mais 143 ventiladores pulmonares, utilizados em UTIs e fundamentais para os tratamentos de pacientes de Covid-19. A entra foi feita pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, durante visita a Porto Velho, na última segunda-feira (15). Os parlamentares da bancada federal de Rondônia foram fundamentais na gestão de urgência para que os aparelhos chegassem ao estado.  

A entrega dos equipamentos aos municípios será feita pelo governo estadual, levando em conta a capacidade instalada da rede de assistência em saúde pública, principalmente nos locais onde a transmissão está se dando em maior velocidade e conforme planejamento local.

A aquisição destes equipamentos é de responsabilidade dos estados e municípios. Mas, diante do cenário de emergência em saúde pública por conta da pandemia do coronavírus, e para evitar fraudes nas compras, o Ministério da Saúde utilizou o seu poder de compra em apoio irrestrito aos gestores locais do SUS.

A distribuição dos ventiladores pulmonares para os municípios e unidades de saúde é de responsabilidade de cada estado, A pasta auxiliou ainda a assistência hospitalar militar, entregando 70 equipamentos ao Ministério da Defesa para o reforço das unidades de saúde das Forças Armadas.

A saúde pública brasileira já conta com o reforço de 4.435 ventiladores pulmonares entregues pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, para auxílio no atendimento aos pacientes com COVID-19. Desse total, 2.510 são ventiladores de UTI e 1.925 de transporte, que também podem ser usados em unidades intensivas. 

AÇÃO INTERMINISTERIAL

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e os ministérios da Economia e Ciência e Tecnologia, além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), realizou um mapeamento do parque industrial nacional, quando foram identificadas as capacidades de cada setor para o fornecimento de ventiladores pulmonares. Nesse mapeamento, encontrou-se empresas que tinham escala pequena de produção, mas que tinham expertise e outras que poderiam contribuir para expandir as entregas em um menor espaço de tempo possível. 



Deixe o seu comentário