Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:38:41
Diário da Amazônia

Rondônia exportou mais de 1 bilhão de dólares em 2019

Rondônia tem sido destaque em volume de exportação entre todos os estados da Região Norte.

A- A+

Publicado: 14/01/2020 às 08h48min | Atualizado 14/01/2020 às 08h49min

Enquanto as exportações brasileiras recuaram em 6,4% no período de janeiro a novembro de 2019, em relação a 2018, Rondônia comemora crescimento de 3,15% das exportações no ano passado, se comparado ao mesmo período de 2018. Esses números são apontados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que revelou ainda que Rondônia ficou em 16º no ranking de exportações, alcançando números superiores que outros estados do Norte, como Amazonas, Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. Apenas o Pará supera o volume de exportações na Região.

Dados da balança comercial indicam que de janeiro a novembro do ano passado, Rondônia exportou mais de U$ 1,2 bilhão. O destaque ficou por conta da carne, em razão do aumento no consumo de carne bovina pela China, após grande perda do rebanho de suínos daquele país.  Este valor superou os U$ 534 milhões.

Outro fator que colaborou para este aumento foi a melhoria contínua na qualidade do rebanho bovino de Rondônia, aliado às práticas inovadoras e rigorosas no controle sanitário das indústrias frigoríficas locais. E isto tem se mostrado um excelente cartão de visita para ampliação e abertura de novos mercados mundiais.

Já a soja, o estanho, o milho e a madeira perfilada e serrada também contribuíram para o crescimento das exportações do Estado. Juntos somaram mais de U$513 milhões. O destaque, entre os itens citados, ficou para a madeira perfilada apresentando um crescimento no valor exportado acima dos 57% se comparado ao mesmo período do ano de 2018.

E é com otimismo que a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) acredita que em 2020 e nos próximos anos, esses números tendem a crescer uma vez que a economia brasileira dá sinais de reação, principalmente como resultado das reformas propostas pelo governo federal.

Fonte: Ascom da Fiero



Deixe o seu comentário