Porto Velho/RO, 03 Abril 2024 08:55:45
Diário da Amazônia

Rondônia integra o Fórum Brasil Central

Segunda reunião dos governadores ocorreu na cidade de Cuiabá (MT) na última sexta-feira.

Por Midiamax.com
A- A+

Publicado: 09/08/2015 às 07h10min

O estado de Rondônia é o mais novo integrante do Fórum Brasil Central, grupo criado pelos governadores de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins para discutir a criação de uma agenda conjunta de proposta que possam alavancar a economia da região.

A adesão foi assinada pelo governador Confúcio Moura, na última sexta-ra, 07, na segunda reunião do fórum realizada na cidade de Cuiabá (MT).

Entre os assuntos tratados como prioritários no evento estão os eixos de logística, agropecuária, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, além de iniciativas como ações e políticas de desenvolvimento urbano, e socioeconômico local e regional.

Para a área logística, por exemplo, o objetivo é reduzir o gargalo logístico, apontado como principal problema entre os entes do BR Central.

Na agropecuária, a ideia é fortalecer e conceituar a nova classe média rural, alavancando a economia da região e propondo um novo modelo complementar de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Nos setores de empreendedorismo e inovação a concepção é criar escritórios de startups e de inovação tecnológica, para alcançar futuros negócios e parceiros. Para o eixo industrialização, a atração de novos investimentos também foi apresentada como um potencial a ser desenvolvido.

A proposta para a educação é mudar a estratégia metodológica pedagógica de ensino e combater o analfabetismo.

Dimensão

Juntos, os Estados que formam o Brasil Central representam 25% do território nacional, com 658 dos 5.570 municípios brasileiros, e quase 20 milhões de habitantes localizados no coração da América do Sul.

As propostas apresentadas, para os governadores, foi uma forma de estimular o desenvolvimento visando a construção de uma agenda complementar que coopere com a União e atenda às prioridades de cada Estado da região.



Deixe o seu comentário