Porto Velho/RO, 22 Março 2024 02:00:53
SAÚDE

Rondônia pode chegar a 20 mil infectados no domingo

Previsão é de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia

Por Joel Elias – Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/06/2020 às 06h00min

Previsão é de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Até o próximo domingo, 21, os registros de Covid-19 em Rondônia devem ficar entre 19 mil e 20 mil casos, se mantida a tendência de aumento registrada nos últimos dias. É o que aponta um estudo feito pelos pesquisadores Tomás Daniel Menendez Rodriguez, professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e Ana Lúcia Escobar, professora titular do Departamento de Medicina da mesma instituição. 

Tendo como base nas notificações oficiais da Secretaria da Saúde (Sesau), divulgadas nos boletins diários, até o último dia 13, a projeção abrange o período que vai do dia 15 ao dia 21 de junho. Até terça-feira, 16, Rondônia já havia registrado 13.010 casos de Covid-19 e 346 mortes provocadas pela doença. Em 24 horas, foram 830 casos diagnosticados.

O levantamento não leva em consideração os casos de subnotificação, assim como um resumo do comportamento da pandemia em Rondônia, desde o seu início,  nem a provável influência do decreto de “lockdown” de oito dias (chamado de isolamento restritivo pelo governo do Estado), encerrado no último domingo, 14. O impacto da medida, de acordo com os pesquisadores, só poderá ser mensurada nos próximos 10 dias. Mas foi incluído a situação de cada uma das regionais de saúde, com os seus municípios. 

 

Acima de 10%

Ao fazer uma análise da velocidade com que se deu a transmissão da doença nos últimos 30 dias, os pesquisadores da Unir chegaram a conclusão de que, a partir da segunda quinzena de maio e os primeiros dias de junho, por vários dias  ( 19, 23, 27 e 28 de maio e 4, 6 de junho)a taxa de variação ficou acima de 10%, o que confirma o aumento do número de casos. 

Para eles, essa variação pode estar diretamente ligada ao relaxamento das medidas de isolamento ocorrido no período. Nio caso, a conscientização da população para frear a disseminação da doença, mantendo o isolamento e o distânciamento social, são fundamentais essa taxa seja reduzida. Os cientistas acreditam ainda que, se forem adotadas medidas de isolamento um pouco mais rígidas, como o recente lockdown decretado pelo Estado, a velocidade da contaminação pelo novo coronavírus  seja menor e retorne aos patamares anteriores.

Internações

No caso das internações, as previsões podem ser menos certeiras, pois, assim como para os casos graves e de óbitos, devido a existência de fatores dificultam o controle de dados, especialmente com as informações que estão disponíveis no momento. A internações por Covid-19, seguindo a tendência dos dados oficiais da semana anterior, deve ficar acima de 400 pacientes. Para esa previsão, é consideranda a tendência diária na semana anterior à projeção, considerando intervalos de confiança de 5% para maiss ou para menos.

Em nota acerca do efeito de relaxamento das medidas de isolamento social no comportamento da pandemia em Rondônia, os pesquisadores são enfáticos em afirmar  a importância da medida restritiva, para o controle da epidemia no Estado. Segundo os resultados apresentados, o aumento dos casos ocorridos nas últimas semanas está relacionado ao relaxamento destas medidas. “Reitera-se, portanto, a necessidade da manutenção das medidas de isolamento, tornando-o mais restritivo, para possibilitar a redução da taxa de transmissão da doença na população do Estado”, afirmam.

Cenários

Para chergar a esses números, os pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia analisaram dois cenários da pandemia do novo coronavírus em Rondônia. O primeiro analisou o comportamento da série de casos da Covid-19 no Estado desde o início da pandemia, a partir de uma regressão não linear, obtido por meio de um modelo matemático para medir a taxa de propagação da pandemia, com dados até o dia 13 de junho.

O Cenário 2 adotou a ideia do ajuste da predição feita por eles desde a semana de 17 a 23 de abril, mas considerando a velocidade média de propagação da infecção por dia da semana nos últimos 30 dias. Para o ajuste foi realizada ademais uma análise detalhada do comportamento da variação do número de casos da Covid-19 em Rondônia na semana de 08 a 14 de junho.



Deixe o seu comentário