Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:18:33
SAÚDE

Rondônia reforça medidas para prevenção contra a sífilis no Outubro Verde, diz Governo

Saiba como se prevenir.

Por Redação SGC
A- A+

Publicado: 10/10/2023 às 08h18min

Rondônia reforça medidas para prevenção contra a sífilis em Outubro Verde, diz Governo
Reprodução/Governo de Rondônia

O Outubro Verde, um movimento de extrema relevância para a saúde pública, designa que o terceiro sábado de outubro de cada ano como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A mobilização do Outubro Verde tem como foco realçar a necessidade do diagnóstico e tratamento adequados da sífilis como uma infecção sexualmente transmitida, com destaque para gestantes e parceiros durante o pré-natal.

Para alcançar esse objetivo, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), durante o movimento, busca conscientizar os 52 municípios, gestores e profissionais da saúde. O foco está na intensificação das atividades de testagem para identificar e tratar indivíduos com sífilis, especialmente a sífilis congênita.

O que é sífilis?

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Ela é principalmente transmitida através de relações sexuais desprotegidas, enfatizando a importância do uso do preservativo, seja ele masculino ou feminino, em todas as atividades sexuais.

Além do contato sexual sem proteção, a sífilis adquirida pode ser disseminada de uma pessoa para outra por meio de sexo anal, vaginal ou oral sem o uso de preservativo. Esta infecção também pode ser transmitida por transfusão de sangue contaminado, bem como durante a gravidez e o parto, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê.

Se não for tratada a tempo, a sífilis pode ter consequências graves, comprometendo o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular e órgãos vitais, como olhos, pele e ossos. Portanto, o cuidado com a prevenção é a chave para manter uma vida saudável e segura.

Quais sintomas?

Segundo o Ministério da Saúde (MS), os sintomas podem se manifestar de forma sintomática ou assintomática, e os sinais variam de acordo com cada estágio da doença. Veja alguns dos sintomas.

  • Aparecimento de uma ferida única e não dolorosa;
  • Manchas no corpo (inclusive nas palmas das mãos e nas plantas dos pés);
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Aumento dos linfonodos;
  • Afetar o sistema nervoso central, os olhos, os ossos, o coração e a pele.

Sem tratamento, alguns sintomas das fases iniciais podem sumir, o que não quer dizer que o paciente esteja curado. Seguindo sem tratamento, sífilis pode ser fatal.

Como se prevenir?

O uso de preservativo é o principal meio de proteção para evitar a infecções sexualmente transmissíveis. O uso de camisinha durante as relações diminui significativamente o risco de contrair a doença. Além disso, em caso de contrair a doença, é fundamental começar o tratamento o quanto antes.

Em casos de sintomas ou suspeitas, é recomendado que a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para obter um diagnóstico. Se for positivo, de acordo com a prefeitura, o tratamento mais eficaz para combater a bactéria responsável pela doença é a administração de penicilina benzatina (benzetacil), que pode ser aplicada diretamente na UBS.

Porto Velho, no começo de setembro, divulgou que mais de 670 casos de sífilis foram confirmados em 2023. Enquanto isso, Vilhena também apontou para o número de casos de sífilis que  aumentou entre pessoas de 20 a 49 anos de idade.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS



Deixe o seu comentário