Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:56:42
RONDÔNIA

Rondônia registra 267 denúncias de violência contra idosos no primeiro semestre de 2023

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania revelam tendência preocupante na região, com abril e julho sendo os meses mais críticos

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/09/2023 às 09h56min | Atualizado 08/09/2023 às 11h49min

Divulgação

Rondônia testemunha um aumento alarmante nas denúncias de violência contra idosos durante o primeiro semestre de 2023, superando as estatísticas do ano anterior. De acordo com dados fornecidos pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), foram registradas aproximadamente 267 denúncias, contrastando com as 227 denúncias reportadas no mesmo período do ano passado.

Essas estatísticas revelam uma tendência de crescimento da violência contra idosos na região, com o mês de abril liderando com 62 denúncias, seguido de perto por fevereiro, com 50 ocorrências relatadas. O mês de julho também registrou um aumento considerável, com 74 denúncias.

O levantamento elaborado pelo MDHC destaca que, até o momento, um total de 368 ocorrências foi registrada, com surpreendentes 196 apontando a ‘casa da vítima’ como o local com o maior índice de casos reportados. Alarmantemente, o segundo local mais frequente para essas violações também é na residência da vítima, onde o agressor reside.

Como denunciar

Para combater esse cenário, o MDHC enfatiza a importância da denúncia. As vítimas e testemunhas podem reportar abusos através de várias plataformas, incluindo telefone, WhatsApp, Telegram, e-mail, sites de órgãos públicos e o aplicativo Direitos Humanos. Além disso, é possível fazer denúncias pessoalmente nas sedes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Em Porto Velho, a sede do Creas está localizada na Av. Pinheiro Machado, 1718, bairro São Cristóvão. Também são disponibilizados números de contato para denúncias, como o Disque 100 e o Disque 190.

Penalidades

A legislação brasileira estabelece penalidades para quem comete violência contra idosos, com penas que variam de 2 meses a 1 ano de reclusão em unidades prisionais. Em casos de violência mais grave, as penas podem ser ainda mais severas, reforçando a importância de relatar essas situações preocupantes para as autoridades competentes. A sociedade como um todo deve se unir para proteger e garantir o bem-estar de nossos idosos.



Deixe o seu comentário