Porto Velho/RO, 24 Março 2024 04:55:09
SAÚDE

Rondônia registrou mais de 700 casos de tuberculose em 2019

Agevisa alerta sobre casos de abandono ao tratamento da tuberculose

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/03/2020 às 15h07min

Fotos: Jeferson Mota

Rondônia registrou em 2019 sete óbitos por tuberculose, conforme a coordenadora estadual de controle da tuberculose da Agevisa, Nilda de Oliveira Barros. Ela informou que a maior preocupação no estado é em relação ao abandono. “Em média, 20% a 22% das pessoas abandonam o tratamento todos os anos e isso é muito preocupante”, alerta.

Dados preliminares da Agevisa mostram que em 2019 foram 783 casos notificados e destes 615 são de casos novos. O Ministério da Saúde preconiza uma taxa de cura de 85% e abandono no máximo 5%. Em 2018 a cura dos casos novos de tuberculose pulmonar positivo em Rondônia foi de 74,7% e abandono 21,4%.

Tuberculose é uma doença infectocontagiosa e pode levar à morte, caso o tratamento não seja feito até o fim. Com esse alerta, a Agevisa anunciou que de 23 a 27 deste mês será realizada ampla campanha de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (próxima terça-feira, 24). 

De acordo com a coordenadora estadual de controle da tuberculose da Agevisa, Nilda de Oliveira Barros, cada município trabalhará de uma forma para conscientizar a população sobre a doença. “Será uma semana de ação educativa, que tem o intuito de explicar os sinais e sintomas da doença. Cada município escolherá como trabalhar. Estamos vivendo um período delicado com o novo coronavírus, mas temos que alertar a população contra a tuberculose”, disse.

De acordo com Nilda Barros, o tratamento não está disponível na rede particular, somente no SUS (Sistema Único de Saúde), e ninguém paga nada. “É normal a família também ser avaliada pela equipe de saúde, porque é uma doença que pode transmitir para as pessoas mais próximas”, explica a coordenadora, ressaltando ainda que a procura por atendimento tardio e a falta de informação pode ocasionar a morte. “O tratamento tem duração mínima de seis meses e precisa ser concluído”, esclarece.

Sintomas

Tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito e nas costas pode ser tuberculose.

Com informações da Secom



Deixe o seu comentário